
A quarta edição da Bahia Model United Nations (BaMUN), uma simulação pedagógica inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), foi finalizada, na noite dessa quinta-feira (4), no Hotel Fiesta, em Salvador, com a premiação de cada um dos 15 comitês, nas categorias “Melhor delegado”, “Delegado destaque”, “Menção honrosa” e “Recomendação diplomática”. Durante três dias de programação, o evento ofereceu aos 360 estudantes participantes – todos da rede estadual - a oportunidade de representar diplomaticamente diferentes países e debater temas de relevância global.
O estudante indígena Marcos Mawé, 18 anos, 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Falconeri Rios, em Pé de Serra, foi eleito o Melhor Delegado, representando a comunidade da Austrália, no comitê Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). “A BaMUN me fez olhar para os desafios globais com mais maturidade e profundidade. Aprendi a debater com respeito, a construir soluções coletivas, a pesquisar com seriedade e a conectar temas como clima, direitos humanos e diplomacia com a realidade das nossas comunidades. Saio dessa vivência mais consciente do meu papel e mais preparado para os caminhos que quero trilhar”, disse.
Representando a Alemanha, no comité ONU Mulheres, Antônio Almeida Neto, 18 anos, 3ª série, do Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira, em Mairi, também foi eleito Melhor Delegado. “Debater temas complexos, defender a posição da Alemanha e negociar com países de visões opostas me fez entender, na prática, como a diplomacia realmente funciona. Desenvolvi mais segurança para falar em público e aprendi a transformar dados em argumentos, dentre outras coisas. A experiência não só ampliou meu conhecimento sobre políticas de redução de danos, equidade e direitos humanos, como também me mostrou que tenho voz e preparo para atuar em diversos espaços”, comentou.
A programação do evento contou com diferentes atividades, como apresentação e histórico do projeto; apresentação dos comitês e temas; encontro de delegações; sessões de comitês; roda de diálogos; redação e aprovação das resoluções; plenária geral; apresentação dos destaques de cada comitê; leitura das resoluções aprovadas; e premiação dos destaques. No encerramento, também foi realizada a Feira das Nações, na qual cada delegação representou um país com apresentações sobre cultura, gastronomia, símbolos, trajes e informações políticas.
Histórico
O projeto surgiu em 2021, a partir da proposta de estudantes líderes de classe e, desde então, já contou com quatro edições estaduais (2021, 2022, 2024 e 2025). Além disso, foram promovidas simulações territoriais, como a Meet Model United Nations (MeetMUN), realizada em 2022, no território do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, e a Chapada Model United Nations (ChapaMUN), realizada no mesmo ano, na Chapada Diamantina, em Seabra. Mais do que uma simulação, a BaMUN é um espaço de escuta, empoderamento e formação cidadã, no qual a juventude baiana se vê como agente de transformação social e protagonista no cenário global.
Fonte: Ascom/SEC
Mín. 22° Máx. 32°





