
A programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres será marcada pela Corrida do Laço Branco Homens pelo Fim da Violência de Gênero, no próximo domingo (7), na Orla de Piatã, em Salvador. A atividade é promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) e pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb/Setre), com o apoio de diversas instituições, com o objetivo de promover o engajamento dos homens e chamar a atenção de toda a sociedade sobre a prevenção, enfretamento e da luta pelo fim da violência de gênero.
As inscrições podem ser feitas pelo site: https://comvidaorganiza.com.br/
A entrega dos Kits será na sexta-feira (5), das 13h às 19h, e no sábado (6), das 9h às 18h, no estacionamento inferior da Ferreira Costa da Avenida Paralela. É proposto que os inscritos levem um pacote de absorvente. A arrecadação será destinada à campanha de enfrentamento à pobreza menstrual.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre a importância desta mobilização. “Quatro mulheres são vítimas de feminicídio no Brasil todos os dias. A cada seis minutos uma mulher ou menina sofre violência sexual e três em casa dez mulheres brasileiras já sofreram violência doméstica. Os dados são alarmantes, assustadores e todos nós precisamos estar juntos neste enfretamento e nessa luta. A corrida é mais uma estratégia para engajar os homens neste processo e também para chamar a atenção de toda a sociedade para a importância da prevenção, do enfretamento e da denúncia pro canais como o Ligue 180”, afirmou.
Sobre o Laço Branco –A Campanha do Laço Branco remete a um evento mundial cuja origem se deu em 1989, quando um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) assassinou 14 mulheres na Escola Politécnica, em Montreal, no Canadá porque elas estudavam engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. A Campanha do Laço Branco se espalhou por diversos países. No Brasil, a Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007 institui o dia 6 de dezembro, como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher. As datas integram o calendário dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres.
Fonte: Ascom/SPM
Mín. 22° Máx. 31°





