
Uma mostra interativa, denominada de Expo do Cuidado, voltada à prevenção da gravidez não intencional na adolescência, foi aberta oficialmente, nesta terça-feira, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Na sua segunda edição, a exposição integra o projeto Oxe, me respeite nas escolas e permanecerá aberta para visitação de estudantes até março de 2026, no IAT. Direcionada a adolescentes e jovens de 12 a 19 anos, do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, a Expo oferece uma experiência imersiva sobre autonomia corporal - prevenção da gravidez não desejada-, relacionamentos respeitosos, saúde sexual e reprodutiva e masculinidades positivas. O objetivo é que os adolescentes tenham informações de forma lúdica, de acordo com a faixa etária, e possam fazer escolhas voluntárias, com responsabilidade, sobre suas vidas e corpos.
A Expo do Cuidado integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e é realizada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Governo da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), em parceria com as secretarias estaduais da Educação (SEC), Saúde (Sesab) e Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e apoio da Organon.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou a importância da Expo do Cuidado e reforçou o papel do projeto Oxe, me respeite nas escolas. “Temos visto a importância de atuar com os homens e meninos, promovendo respeito e prevenção. A Expo do Cuidado é muito importante porque fortalece esse trabalho, aproxima os jovens do debate e amplia ações de proteção e prevenção. O projeto Oxe, me respeite nas escolas já envolve 300 escolas em 10 Territórios de Identidade da Bahia. O desafio é alcançar mais municípios e engajar toda a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres,” afirmou.
A estudante Maria Julia Alves, de 16 anos, presente na Expo do Cuidado, destacou a relevância do tema. “A exposição é muito interessante, tanto pela forma como apresenta os conteúdos quanto pela temática. Precisamos falar sobre isso com todas as pessoas, porque informação faz diferença na vida dos jovens”, acredita.
A chefe do Escritório do UNFPA em Salvador, Michele Dantas, reforçou o caráter pedagógico da mostra. “A Expo traduz dados em ação e aproxima as políticas públicas da vida real. Prevenir a gravidez não intencional na adolescência é responsabilidade coletiva. Informação como estratégia de prevenção se faz com planejamento, formação, financiamento, monitoramento e responsabilidade institucional. A Expo é um espaço de cuidado, informação, proteção e construção de autonomia. Direitos reprodutivos e saúde sexual são direitos humanos. Nenhuma menina deve ter seu futuro limitado por falta de informação e acesso”, disse.
A assessora técnica da SEC, Larissa Ferreira, ressaltou o papel da educação em direitos humanos e dos comitês escolares de enfrentamento ao machismo. “Temos essa potencialidade dentro das escolas, com a formação dos comitês de empoderamento e enfrentamento ao machismo. Esses comitês refletem, dialogam com a comunidade e tratam de direitos sexuais e reprodutivos e da gravidez não intencional na adolescência. Contamos com o apoio dos nossos jovens, líderes de classe e demais estudantes”.
A diretora-geral do IAT, Vânia Almeida, ressaltou a importância da escola como espaço de proteção. “É uma honra receber essa exposição. A educação é uma ferramenta de proteção e, muitas vezes, a escola é o único espaço onde meninas e meninos têm acesso a informação e cuidado. Agradecemos a parceria das secretarias e instituições envolvidas”.
Sobre a exposição
A visita é inteiramente mediada por monitores, que acompanham os estudantes em todas as etapas da experiência. A mostra é estruturada em um portal de entrada, quatro estações temáticas e um Epicentro. São eles:
Estação I - INFOZONA - Conhecendo seus Direitos
Apresenta informações relacionadas aos direitos dos estudantes.
Estação II - CUIDA AÍ - Contracepção e Prevenção
Informa e sensibiliza sobre cuidados e atitudes que contribuem para escolhas saudáveis em relação à contracepção e à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Estação III - SE LIGA AQUI - Seu corpo, suas escolhas
Aborda diferentes tipos de relacionamento e orienta sobre como buscar ajuda, se necessário.
Estação IV - ESCOLHA + - Explorando suas opções
Convida os participantes a refletir sobre futuro e projetos de vida, apresentando possibilidades relacionadas à trajetória educacional, profissional e pessoal.
Epicentro: Reflexões coloridas
Atividade final em que os participantes respondem à pergunta “Como vejo meu futuro?”, interagindo de forma colaborativa com o grupo. Ao final, cada participante recebe um brinde.
Esta é a segunda edição da Expo do Cuidado. A primeira edição foi em 2023, em Manaus, e alcançou mais de 1.130 estudantes. Em Salvador, a expectativa é receber mais de 2 mil estudantes da rede pública até março. Após o período de visitação no IAT, a mostra circulará por outros espaços e eventos na Bahia, por meio do projeto Oxe, me respeite nas escolas.
Fonte: Ascom/SPM
Mín. 21° Máx. 30°





