21°C 30°C
Candeias, BA
Publicidade

Amorim: “Lula jamais se deixará humilhar por Trump” em possível encontro

Amorim: “Lula jamais se deixará humilhar por Trump” em possível encontro

30/09/2025 às 10h30 Atualizada em 30/09/2025 às 13h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos internacionais, afirmou nesta segunda-feira (29) que o presidente brasileiro não aceitará qualquer tipo de constrangimento em eventual reunião com o presidente americano Donald Trump.

“Lula jamais se deixará humilhar por Trump. Essa possibilidade não existe, pode tirar da cabeça”, disse Amorim à Folha de S. Paulo, ao comentar os receios de uma “emboscada diplomática”, situação que já envolveu outros líderes em encontros recentes com o republicano.

O Itamaraty e o Departamento de Estado americano trabalham de forma reservada para viabilizar uma reunião, possivelmente em outubro, na Malásia, durante a cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Há, no entanto, alternativas como Roma ou até mesmo um encontro em território americano.

Amorim destacou que, apesar das críticas duras feitas por Trump em discurso na ONU, o improviso revelou elogios pessoais a Lula. “O contato pessoal sempre é muito importante, ele pode mudar tudo”, afirmou, lembrando que o petista chegou a ter boa relação com George W. Bush, mesmo em meio às tensões da Guerra do Iraque.

Segundo o assessor, há interesse da Casa Branca em reabrir canais de diálogo com Brasília, sobretudo em temas comerciais. Lula já sinalizou que colocará “tudo na mesa”, mas sem abrir mão da soberania nacional.

InfoMoney

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias