Em mais uma boa exibição, o México venceu a Coreia do Sul por 2 a 1, neste sábado, na Arena Rostov, em Rostov, pela 2ª do grupo F da Copa do Mundo2018.
Para os asiáticos, descontou o astro Son Heung-min, do Tottenham.
O resultado leva os tricolores aos 6 pontos e praticamente garante e vaga nas oitavas de final. Em caso de vitória da Suécia sobre a Alemanha, às 15h (de Brasília) ou também de um empate, os comandados de Juan Carlos Osorio estarão na próxima fase.
Já os alemães, por sua vez, se veem agora entre a cruz e a espada. Precisam vencer a Suécia de toda forma para seguirem com chance de classificação. E, mesmo vencendo, a chance de passar em 2º lugar e encarar o Brasil já nas oitavas de final é gigante.
Na última rodada da fase de grupos, o México pega a Suécia, quarta-feira, em Ekaterimburgo. No mesmo dia e horário, a Coreia do Sul, já eliminada, tenta uma despedida digna contra a Alemanha, em Kazan.
O JOGO
Empurrado por sua fanática torcida, o México começou marcando a Coreia do Sul na pressão, mas não conseguia desenvolver jogadas porque os asiáticos paravam a partida a todo momento com faltas. Na primeira chance real de perigo, Chicharito aproveitou levantamento na área e cabeceou raspando a trave de Jo Hyeon-woo.
A partida, porém, era bastante perde e ganha no meio-campo. Em um dos raros momentos de lucidez, a Coreia quase marcou aos 21, quando Son Heung-min recebeu lançamento, puxou o contra-ataque, invadiu a área e bateu em cima do zagueiro Salcedo. No rebote, nova finalização em cima da zaga e escanteio.
Só que o lance acordou o México: logo na sequência, Chicharito armou com Guardado, que tentou cruzamento na área, mas a bola bateu na mão do zagueiro: pênalti marcado no ato pelo árbitro Milorad Mazic, sem necessidade de VAR.
Na cobrança, Carlos Vela bateu no meio do gol e fez a Arena Rostov tremer, tamanha a festa da torcida mexicana. Foi o 1º gol do atacante em Copas do Mundo, e seu 17º com a camisa da seleção.
Na sequência, o time latino-americano aproveitou que o rival ficou contra as cordas e quase fez o segundo em uma rápida troca de passes. O chute de Chicharito, praticamente da meia-lua, passou pouco acima da meta coreana, para desespero do camisa 14.
Na última grande oportunidade do primeiro tempo, o atacante Lozano aprontou das suas: ele recebeu na esquerda da grande área, deu um bonito drible em se marcador e soltou a bomba, mas a bola saiu por cima da meta coreana.
O segundo tempo começou parecido com o primeiro: domínio mexicano, com inversões de posicionamento no ataque e tentativas rápidas de trocas de passes, e a Coreia do Sul travando o jogo com faltas.
Ainda assim, a primeira boa chance da etapa complementar foi criada pela Coreia: aos 10, Son Heung-min foi desarmado na área e a bola sobrou para Ki Sung-yueng, que enfiou o pé na entrada da área. Ochoa não segurou, mas conseguiu salvar antes que aproveitassem o rebote.
A resposta mexicana veio em ótimo lançamento para Guardado, que apareceu de surpresa na posição de centroavante. Ele dominou bonito, puxou para a esquerda e bateu, mas a zaga conseguiu travar em cma do lance e impedir que o placar fosse alterado.
Caindo bem pelo lado direito, Vela por pouco não fez seu 2º tento na partida logo em seguida. Ele dominou no bico da área, levou para a perna esquerda e bateu bonito, buscando o ângulo de Jo Hyeon-woo, mas a redonda saiu triscando o travessão.
Ele se tornou assim o 3º jogador do México a marcar em três Copas diferentes, depois do ex-atacante Cuauhtémoc Blanco e do zagueiro/volante Rafa Márquez.
Depois disso, bastou aos tricolores tocarem a bola até perto do apito final, enquanto os torcedores gritavam “olé” nas arquibancadas, além de um grito de apoio ao técnico Juan Carlos Osorio, o novo grande ídolo dos mexicanos.
Nos acréscimos, o astro Son Heung-min, do Tottenham, ainda acertou um balaço no canto de Ochoa e diminuiu para os sul-coreanos, mas a reação parou aí.
FICHA TÉCNICA
COREIA DO SUL 1 x 2 MÉXICO
Local: Arena Rostov, em Rostov (RUS)
Data: 23 de junho de 2018, sábado
Horário: 12h (de Brasília)
Público: 43.472
Árbitro: Milorad Mazic (SER)
Assistentes: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos SER)
VAR: Daniele Orsato (ITA), Artur Dias (POR), Carlos Astroza (CHI) e Tiago Martins (POR)
Cartões amarelos: Kim Young-gwon, Jung Woo-young, Lee Seung-woo e Lee Yong (COR)
GOLS
COREIA DO SUL: Son Heung-min, aos 48 minutos do segundo tempo
MÉXICO: Carlos Vela, aos 26 minutos do primeiro tempo; Chicharito, aos 21 minutos do segundo tempo
COREIA DO SUL: Jo Hyeon-woo; Lee Yong, Jang Hyun-soo, Kim Young-gwon e Kim Min-woo (Hong Chul); Ju Se-jong (Lee Seung-woo), Ki Sung-yueng, Moon Seon-min (Jung Woo-young) e Hwang Hee-chan; Son Heung-min e Lee Jae-sung Técnico: Shin Tae-yong
MÉXICO: Ochoa, Álvarez, Salcedo, Moreno e Gallardo; Herrera, Guardado (Rafa Márquez) e Layún; Lozano (Corona), Vela (Giovani dos Santos) e Chicharito Técnico: Juan Carlos Osorio
ESPN.
More Stories
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Jogando na Fonte: Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias
Seleção Brasileira jamais perdeu atuando em Salvador