A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025 começa na segunda-feira (13) e segue até 21 de janeiro. O processo será realizado de forma online, por qualquer aparelho eletrônico.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (SEC), o primeiro dia é reservado exclusivamente para a solicitação de matrícula de Pessoas com Deficiência (PcD).
Com o objetivo de agilizar o processo, a pasta orienta aos interessados que criem uma conta na plataforma ba.gov.br em nome do estudante e, no dia reservado para a sua matrícula, acesse o sistema para solicitar a vaga na escola, especificando a série e o turno desejados.
Os pais, responsáveis e estudantes devem ficar atentos às datas do cronograma de matrícula, que está dividido por grupos. O segundo dia, terça-feira (14), será dedicado para a transferência de estudantes matriculados em escola estadual e com frequência regular no ano letivo de 2024, mas que não renovou a matrícula ou pretende se transferir para outro colégio estadual.
Já nos dias 15 e 16, deverão ser realizadas as solicitações de vagas para os alunos que concluíram o 5º ano do ensino fundamental em escola municipal e vão se matricular no 6º ano em escola estadual ou concluíram o 9º ano do ensino fundamental em escola da rede municipal em 2024 e buscam vaga no 1º ano do ensino médio.
O dia 17 de janeiro está reservado para a matrícula de estudantes de todas as rede de ensino em todas as ofertas do ensino fundamental. Já nos dias 20 e 21 de janeiro será a vez dos estudantes de todas as redes solicitarem vaga para o ensino médio.
Após solicitar a matrícula no portal ba.gov.br, a pessoa interessada ou seu responsável deve comparecer à unidade escolar, em até cinco dias úteis, para apresentar os seguintes documentos obrigatórios:
Histórico escolar (original);
RG ou Certidão de Registro Civil;
CPF;
Comprovante de residência atualizado;
Carteira de vacinação (para alunos até 18 anos).
A SEC reforça a importância de cumprir os prazos e apresentar a documentação completa para garantir a vaga na unidade escolar e turno desejados e, consequentemente, ter acesso aos programas sociais oferecidos pela rede.
Confira o cronograma abaixo:
13 de janeiro: matrícula para Pessoa com Deficiência – PcD
14 de janeiro: transferência de estudantes da rede estadual
15 e 16 de janeiro: matrícula de concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental em escola municipal para o 6º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio em escola estadual
17 de janeiro: matrícula para estudantes de todas as rede de ensino em todas as ofertas do ensino fundamental
20 e 21 de janeiro: matrícula para estudantes de todas as redes em todas as ofertas do ensino médio
More Stories
Bahia tem quarto melhor desempenho entre redes públicas na nota da Redação do Enem
Criança de 6 anos morre ao colidir bicicleta com caçamba no sul da Bahia
BYD PREVÊ A CRIAÇÃO DE 12 MIL VAGAS DE EMPREGO ATÉ AGOSTO. HÍBRIDO SONGPLUS SERÁ FABRICADO EM CAMAÇARI COM MOTOR FLEX