O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu ontem (26) a suspensão de 24h de uma portaria do Detran-BA, Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, responsável pelas regras para as estampadoras e fabricantes das placas com padrão Mercosul. A decisão ocorreu devido ao ABEEP, Associação Baiana de Empresas Estampadoras de Placas e Tarjetas Automotivas, que entrou com uma ação alegando que o prazo de 30 dias estabelecido para as empresas se adequarem às exigências é muito curto.
Mesmo com a decisão da justiça, o Detran-BA afirma que o serviço não será interrompido hoje (27). Quem foi ontem (26) para o primeiro dia da mudança para o padrão Mercosul enfrentou muitos transtornos devido à queda no sistema.
Representantes das empresas que estampam as placas na Bahia garantem que nenhuma estampadora tem a placa lisa no estoque para produzir o modelo Mercosul, e que só conseguem atender aos requisitos em até 90 dias. “Amanhã [quinta, 27] não vai ter empresa para atender os condutores. Elas não estão aptas e também não têm material. Digamos que uma ou duas apenas podem atender, mas sem condições de atender todo mundo”, relata o advogado da ABEEP.
Segundo o Detran-BA, o Estado da Bahia determinou a revogação da portaria, que será publicada no Diário Oficial de hoje e que apenas as regras do Denatran (órgão do governo federal) serão válidas e afirma que o processo pode ser feito a partir das normas federais. A associação, entretanto, alega que o Denatran não especifica todas as regras que as empresa devem seguir.
Fonte: Metro 1
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história