O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (12/4) que o governo federal quer retomar obras paradas após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da China. Segundo o ministro, Lula deve assinar uma Medida Provisória (MP) para atualizar os valores das 16 mil obras paralisadas, para então iniciar a retomada. Rui espera que “a maioria” das obras sejam finalizadas até o final do ano.
“Nós estaremos publicando nos próximos dias, depois do retorno do presidente, uma MP para que os valores dessas obras sejam atualizados. Uma escola de 8 milhões, que há seis, sete anos, quando ela foi começada, custava 4 milhões, não é possível ficar insistindo para o prefeito arrumar recurso para continuar a obra, porque ele não vai”, declarou o ministro da Casa Civil em painel do Fórum ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) 2023, em Brasília.
“Ou a gente atualiza o valor, ou essa escola, creche, esse hospital, não será concluído”, acrescentou o ministro.
App para prefeituras
Rui Costa também citou o lançamento do aplicativo “Mãos à Obra”, feito no começo da semana, para que as prefeituras cadastrem as obras paralisadas. “Queremos, em sua grande maioria, vê-las concluídas ainda neste ano”, afirmou o ministro.
Ele reuniu-se ontem (12/4) com representantes das agências reguladoras para discutir a renegociação de obras já licitadas. Citando a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), o chefe da Casa Civil disse ter identificado 16 mil km de vias licitadas, e 4 mil contratos que ainda estão de pé, mas que não alcançaram suas metas.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história