A Prefeitura de Candeias emitiu uma nota na noite desta sexta-feira, 02, através da Secretaria Municipal da Saúde, no qual afirma que não foram aplicadas doses de vacinas vencidas em cidadãos candeenses, como foi veiculado no site do jornal Folha de São Paulo.
Segundo o órgão, houve o cruzamento dos dados apresentado na referida matéria aponta que foram registrados em sistemas do Ministério da Saúde 19 (dezenove) doses do lote 4120Z005 do imunizante da AstraZeneca aplicadas em Candeias.
A prefeitura Afirma que o município recebeu remessa com 620 doses deste lote em 24/01/2021, com vencimento para 14/04/2021, conforme nota do SIES. Este inclusive foi o primeiro lote da vacina da AstraZeneca recebida pela Sesau. Não há dúvidas, portanto, de que a aplicação das doses *foram realizadas* dentro do período determinado pelo fabricante.
Os dados registrados no SI-PNI são declaratórios e realizados durante a Campanha de Vacinação, em sistema on-line desenvolvido pelo Ministério da Saúde e que apresenta episódios de instabilidade desde o início do ano, o que poderia explicar o fato de constar na base de dados do Ministério da Saúde registro da informação posterior ao prazo de validade da vacina, ou seja, erro de informação.
Por fim, o município ressalta que toda a equipe de Imunização adota as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade antes da aplicação da vacina.
More Stories
A coragem de ser Preta Gil até o fim
Madre de Deus amplia rede de proteção social com entrega dos cartões aos novos beneficiários do Programa Travessia.
Alexandre de Moraes cita Machado de Assis em decisão que determina tornozeleira eletrônica para Bolsonaro