O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Em Brasília, Jerônimo acompanha diplomação de Lula e se reúne com presidente do STF

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, desembarcou em Brasília na manhã desta segunda-feira (12) para acompanhar a cerimônia de diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e deve permanecer na capital federal até a próxima quarta. No início da tarde, na solenidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jerônimo afirmou que o dia de hoje “ficará marcado na história e nos nossos corações”. Emocionado após o ato oficial, o baiano afirmou que “esse diploma [entregue a Lula pelo TSE] é de todo povo brasileiro”.


Jerônimo esteve na diplomação ao lado de outras importantes lideranças políticas baianas, a exemplo do senador Otto Alencar e do governador Rui Costa, que foi anunciado, na última sexta-feira (9), como novo ministro da Casa Civil do Governo Lula. “Agora, o povo brasileiro espera a posse do presidente Lula para unir e reconstruir o nosso Brasil”, concluiu Jerônimo, que toma posse na manhã do dia 1º de janeiro, em Salvador.

*Reunião no STF*
À noite, acompanhado do governador Rui Costa e do atual secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, Jerônimo participou de uma audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, no Salão Nobre da Corte. Participaram da reunião os atuais chefes do Executivo e os governadores eleitos, que colocaram em pauta na mesa da ministra a arrecadação dos Estados brasileiros. “Agradecemos a receptividade e a atenção da ministra em entender o tamanho e a importância desse tema. A receita do ICMS é muito importante para a manutenção dos investimentos nos Estados e por isso a nossa articulação em torno do assunto”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

O assunto será colocado novamente em pauta, nesta terça-feira (13), em reunião do Fórum de Governadores, que ocorrerá às 10h no Palácio do Buriti, desta vez sem a presença de membros do STF. Serão discutidos assuntos como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.191, que questiona as regras da Lei Complementar Federal nº 192/2022. A norma determinou a uniformidade, em todo o país, das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre combustíveis.

Na quarta, ainda em Brasília, Jerônimo participará da posse do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, que ocorrerá no Plenário da Corte de Contas. Ele exercerá a Presidência do TCU durante o ano de 2023, assim como o vice-presidente, ministro Vital do Rêgo. Até o retorno à Bahia, o govenador eleito participará de outras reuniões de trabalho na capital federal.