“Deus à frente e propósito à frente do projeto”, destaca Jeferson Andrade em entrevista ao Radar Resenha
Continuando a série de entrevistas com os pré-candidatos eleitorais, o destaque de hoje é Jeferson Andrade, um nome bem conhecido na política local. Político e comunicólogo, Jeferson possui especializações em Gestão de Pessoas, Gestão Pública e Smart Cities. Sua trajetória começou como vereador de Madre de Deus em 2008, passando a presidente da Câmara. Em 2013, foi eleito vice-prefeito e, no mesmo ano, assumiu como prefeito, sendo reeleito em 2017.
Durante seu mandato como prefeito, Jeferson se destacou pela implementação de projetos inovadores que modernizaram Madre de Deus, elevando significativamente a qualidade de vida da população. Ele foi o responsável por melhorar indicadores sociais e reduzir a evasão escolar e a violência.
Jeferson inicia a entrevista revelando que não planejava se envolver com a política neste momento, mas a insatisfação popular com a gestão atual o levou a reconsiderar. “Confesso que não estava em meus planos me candidatar nesse mometo, mas o convite da população em detrimento da má gestão do atual prefeito é que nos levou a colocar nossa candidatura”, afirmou.
Ao relembrar suas realizações, Jeferson destaca a deterioração das condições da saúde, educação e infraestrutura de Madre de Deus nos últimos anos geridos pelo governo atual. “Nos últimos anos, parece que a cidade perdeu o rumo, perdeu o prumo,” declarou. Ele mencionou a descontinuidade de projetos significativos que haviam transformado a dinâmica escolar e comunitária da cidade.
“Tínhamos um pré-IFBA, não tem mais, mas já teve. Tínhamos um curso preparatório para o ENEM, por seis anos, não tem mais, mas já teve. Uma cidade que tinha esporte em todas as escolas, sete modalidades esportivas como disciplina obrigatória, e isso mudou completamente a dinâmica das escolas de Madre de Deus, mas não tem mais. Uma cidade que os atletas que faziam esporte na escola, eram alçados no terceiro turno em um espaço chamado ‘centro esportivo de alto rendimento’, com diversos profissionais,” lamentou.
“Madre de Deus precisa voltar a ter o básico. Hoje não tem o básico, foi retirado o básico,” afirmou Jeferson, destacando a quebra de um pacto de confiança com a população. “Foi quebrado não só compromissos individuais, mas coletivos,” completou.
Também expressou sua revolta com o descaso em relação à ilha de Maria Guarda. “As pessoas estão migrando para Madre de Deus e Salvador, mas não estão mais morando em Maria Guarda pelo abandono que a ilha se encontra,” afirmou.
Jeferson relembra com orgulho que, durante seu mandato, a cidade ficou dois anos sem nenhum caso de homicídio. “Me causa indignação. A minha vida inteira eu trabalhei para salvar jovens, muito antes de ser prefeito. Se você buscar a minha história, quinze anos antes de ser prefeito, ‘projeto navegar’, ‘projeto dó ré mi’, ‘projeto conectado’. Madre de Deus precisa recuperar essa atmosfera de ocupação da juventude,” disse.
Em suas propostas, Jeferson enfatiza a necessidade de restituir o básico. “Restituir o básico daquilo que a cidade merece e precisa. Uma saúde saneada, um social que atende, uma infraestrutura digna para as pessoas terem orgulho de dizer que moram ali,” disse. Ele também destacou a importância de devolver o respeito da região metropolitana a Madre de Deus. “Restituir o respeito da região metropolitana, que as pessoas passem a olhar novamente para Madre de Deus como uma cidade digna e a população se orgulhe de morar lá,” completou.
Em seus planos para a cidade, o pré-candidato compartilhou um dos planos que ainda estão em construção, e que serão apresentados à comunidade no momento certo. “No nosso plano de governo estará contido o maior plano de geração de emprego já existente na história de Madre de Deus. Empregos reais, concretos, não de três meses para acabar a eleição, não empregos fictícios que quando acabar a eleição vão deixar de existir,” garantiu.
Em suas palavras, Jeferson demonstra não está interessado apenas em um cargo, mas em gerir pessoas de fato, acreditando em um cargo com propósito, Intencionalidade e determinação. “Deus à frente, e propósito à frente do projeto”, enfatizou.
Ao ser questionado sobre como pretende conectar Madre de Deus ao futuro, “Posso te dar um spoiler de uma ação que é criar uma diretoria de ESG dentro da prefeitura de Madre de Deus, para que ilumine todas as políticas públicas em ESG, as ações ambientais, as ações de governança pública, as ações sociais,” revelou.
Ele afirma estar atento ao apelo popular sobre o monitoramento ambiental. “Uma cobrança incessante da comunidade a respeito do monitoramento do ar, da balneabilidade das águas e o monitoramento do nosso solo,” destacou, afirmando que essas questões também entrarão em seu plano de governo.
Diante da situação atual de Madre de Deus, Jeferson está convicto de que suas experiências adquiridas ao longo da jornada lhe dão condições de organizar a cidade nos primeiros três meses e esperar os resultados. “Três meses a cidade começa a entender trilhos do desenvolvimento, e esses trilhos vão dando o resultado com o tempo. Eu não acredito em política de curto prazo, não acredito em política de oba-oba,” declarou.
“A cidade saberá que tem prefeito nos primeiros meses de gestão,” afirmou, transmitindo segurança e seriedade.
referindo-se à oposição, composta pelo atual prefeito, Jeferson foi taxativo em suas palavras, “Uma coisa é certa, só terão dois candidatos e a cidade vai ter que decidir entre o atraso e o progresso”, afirmou.
Jeferson Andrade se apresenta como um líder visionário e comprometido com o bem-estar das pessoas. Com uma visão ampla e detalhista, ele demonstra estar preparado para enfrentar os desafios e levar Madre de Deus a um novo patamar de desenvolvimento. Suas palavras transmitem segurança, seriedade e uma profunda intencionalidade à cidade de Madre de Deus.
More Stories
Secretário de Mobilidade de Candeias se reúne com diretor-geral do Detran-BA após denúncias de abusos em blitz da Lei Seca
Novo comandante da PM-BA destaca comunicação com a comunidade para redução de crimes em Candeias
Prefeitos de Madre de Deus e São Francisco do Conde se reúnem para discutir investimentos em infraestrutura regional