O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

De autoria do deputado estadual Bira Corôa (PT), Dom Petrini, bispo de Camaçari, será oficialmente cidadão baiano

O italiano João Carlos Petrini, que vive na Bahia desde 1989, será oficialmente cidadão baiano. A honraria, proposta pelo deputado estadual Bira Corôa, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça (19). Ordenado bispo em 2005, a autoridade religiosa ocupou inicialmente o cargo de Auxiliar da Diocese de Salvador e em 2011 assumiu a Diocese de Camaçari, que agrega 8 cidades da RMS, entre elas Candeias, onde está situado o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, cuja festividade foi recentemente integrada ao Calendário Oficial da Bahia por força da aprovação de projeto de lei de autoria também do deputado Bira Corôa. Dom Petrini é o primeiro bispo titular a ocupar o cargo.

“Dom Petrini já é um baiano de coração e de fé. Iremos oficializar e homenageá-lo por tamanha entrega de vida e dedicação à tantas vidas e famílias aqui na Bahia. A entrega do título é uma maneira de reconhecimento de todo trabalho já realizado, mas também um gesto de agradecimento”, enfatiza Bira Corôa ao falar sobre a aprovação do Projeto de Resolução Nº 2.554/2017.

Dom Petrini nasceu na Itália, em abril de 1945. Mudou-se para o Brasil em março de 1970, após formar-se em Ciências Políticas pela Universidade Perugia-Itália. Estabelecendo-se em São Paulo, iniciou ali sua trajetória na fé católica, onde formou-se em Teologia e foi ordenado padre, em 1975. Deu continuidade aos estudos e realizou pesquisas sobre comunidades de base e as relações entre religião e sociedade durante seu mestrado e doutorado, ambos realizados na PUC-SP. Em Salvador, foi ainda Reitor do Seminário Propedêutico (de 1990 a 1998) e diretor do Instituto de Teologia da UCSAL (de 2005 a 2009).