O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Barcelona dá ‘chocolate’ em pleno Bernabéu e abre 14 pontos para o Real Madrid

Em um grande clássico, o Barcelona arrasou o Real Madrid por 3 a 0 neste sábado, pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol, em pleno Santiago Bernabéu, abrindo uma enorme vantagem para o rival na briga pelo título.

Os merengues dominaram o primeiro tempo e foram muito superiores, mas não conseguiram marcar.

O Barça, porém, voltou com tudo na segunda etapa e conquistou a vitória em território inimigo.

Os primeiros gols foram de Luis Suárez e Lionel Messi, que chegou à incrível marca de 25 tentos em 37 partidas contra os blancos.

Além disso, o argentino tornou-se o maior artilheiro do mundo em 2017, com 54 gols, um a mais que Cristiano Ronaldo, que teve atuação discreta neste sábado, além de Lewandowski, do Bayern, e Cavani, do PSG.

A vitória foi a 3ª seguida do Barça sobre o Real no Bernabéu em jogos por La Liga, algo que jamais havia acontecido na competição.

Nos acréscimos, Aleix Vidal fechou a conta com um chute desviado na grande área, que ares de “chocolate” à vitória catalã na capital da Espanha.

Com o resultado, o Barça vai a 45 pontos e domina a ponta do Espanhol com enorme tranquilidade, agora com 9 pontos de vantagem para o vice-líder Atlético de Madri e incríveis 14 de frente para o Real.

Já os comandados de Zidane ficam com 31 pontos, atrás ainda do Valencia, que tem 34.

Vale lembrar, porém, que os madrilenhos ainda têm um jogo a menos, contra o Leganés, que teve quer ser remarcado por conta da ida dos merengues para o Mundial de Clubes da Fifa.

Na próxima rodada, Real Madrid visita o Celta de Vigo, dia 7 de janeiro, às 17h45 (de Brasília).

No mesmo dia, mas às 13h15, o Barcelona recebe o Levante.

PRIMEIRO TEMPO QUENTE

O clássico começou a 1000 por hora e a primeira bola já foi para a rede logo no 1º minuto da partida. No entanto, a arbitragem marcou impedimento (de maneira correta) depois que Cristiano Ronaldo marcou de cabeça na pequena área.

Mas os merengues seguiram melhores, pressionando e mercando o Barça com intensidade, e aos 10 minutos tiveram uma ótima chance: CR7 tentou a finalização na grande área, mas acabou furando. A bola ainda sobrou para Carvajal, que ia chegar batendo livre se Iniesta não desse um corajoso carrinho para mandar para escanteio.

O domínio dos donos da casa era evidente, com 60% de posse de bola e controle da partida. Tanto é que, até os 20 minutos, os catalães não conseguiram finalizar nenhuma vez contra a meta de Keylor Navas.

Foi apenas a 2ª vez que isso aconteceu nesta temporada de La Liga – a outra foi no triunfo por 2 a 1 sobre o Getafe, em setembro.

Com o passar do tempo, porém, o Barça foi se encontrando e melhorou em campo.

Prova disso foi a ótima chance criada aos 29 minutos, quando Messi deu ótimo lançamento para Paulinho, mas o brasileiro, aparecendo na área como centroavante, teve seu forte chute defendido de maneira espetacular por Navas.

A resposta do Real veio apenas dois minutos depois: Cristiano Ronaldo recebeu pela esquerda, puxou para o lado e bateu cruzado. A bola tinha endereço certo, mas o goleiro Ter Stegen fez grande defesa e conseguiu mandar para escanteio.

E CR7 estava com tudo: logo depois, ele foi lançado em profundidade pela direita e cruzou rasteiro para Benzema. O francês apareceu bem na área e chegou batendo de chapa, mas acabou finalizando pela linha de fundo.

Mas o jogo era lá e cá, deixando os mais de 80 mil torcedores no Santiago Bernabéu de cabelo em pé. Aos 39, Paulinho apareceu bem na área de novo e cabeceou no cantinho de Navas, que se esticou todo para fazer mais uma importante intervenção.

E não havia espaço nem para tomar um fôlego: no lance seguinte, Benzema recebeu cruzamento de Marcelo e deu uma boa “casquinha” de cabeça, tirando de Ter Stegen. Para azar do Real e sorte do Barça, a bola resvalou na trave e saiu, na melhor chance do duelo.

No último lance de perigo da primeira etapa, Messi cobrou falta na barreira, e os rivais foram para os vestiários com o 0 a 0 no placar, apesar das boas chances criadas dos dois lados.

SEGUNDO TEMPO DO BARÇA

Na segunda etapa, o Barça retornou com uma postura bem diferente do início do primeiro tempo, e acabou abrindo o placar em pleno Bernabéu.

Aos 9 minutos, Busquets saiu jogando com tranquilidade e achou Rakitic no meio. O croata conduziu e lançou Sergi Roberto, que deu excelente passe para Luis Suárez chegar batendo rasteiro, forte, por baixo de Keylor Navas.

Foi o 5º gol do Pistolero em cima dos blancos na história de La Liga.

O gol desmontou os merengues, que se desorganizaram e quase levaram o segundo na sequência, novamente com Luis Suárez. Desta vez, porém, a finalização do uruguaio foi na rede pelo lado de fora.

E a vaga foi para o brejo de vez aos 18, depois de uma irresponsabilidade de Carvajal: após chute de Paulinho e bate-rebate, o ala da seleção espanhola deu uma de goleiro e meteu a mão na bola: pênalti e cartão vermelho.

Messi pegou a bola e bateu com enorme tranquilidade para ampliar e praticamente sepultar o Real em seu próprio estádio.

Foi o 25º tento gol de La Pulga em 37 Superclássicos, e o 15º marcado no Santiago Bernabéu.

Ele é disparado o maior artilheiro do confronto Real x Barça, deixando Alfredo di Stéfano (18 gols) e Cristiano Ronaldo (17) cada vez mais para trás.

E seu 2º gol da tarde por pouco não saiu minutos depois, mas Navas defendeu muito bem seu chute cruzado.

Zinedine Zidane, então, se viu obrigado a mexer na equipe: colocou Nacho para recompor sua defesa e depois trocou Casemiro e Kovacic por Gareth Bale e Marco Asensio. Em suma: foi para o tudo ou nada.

Mas as mudanças do francês de nada adiantaram, o Barça seguiu melhor e criou várias chances de ampliar.

Keylor Navas, todavia, acabou impedindo uma humilhação em Madri com grandes defesas.

O arqueiro só não pode fazer nada quando a finalização de Aleix Vidal desviou em todo mundo e morreu no fundo das redes, completando o “chocolate” dos blaugranas no Bernabéu.

 

 

ESPN