Chegou o verão

0

 

O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente hoje, 21 de dezembro de 2016, às 9h44 e vai até o dia 20 de março de 2017, às 8h29, no horário da Bahia.

Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam previsão de tempo fique nublado e com pancadas de chuva até quinta-feira (22). Entretanto, a meteorologista Cláudia Valéria alerta que a chuva pode continuar por mais tempo.

“Até agora só choveu 30% do esperado para o mês de dezembro”, disse a especialista, que acrescenta que é normal chover nesta época do ano. “Como a gente está no litoral, é normal chover durante o ano inteiro. Desta vez, apenas coincidiu que as chuvas vieram no momento em que o verão está começando”, disse.

Apesar da chuva, a temperatura não cairá tanto na capital baiana. De acordo com o Inmet, a previsão é que a temperatura máxima para os próximos quatro dias fique em 30º C, com mínima de 22º C.

veraoVerão

A maior porção da chuva anual é durante os meses de verão na maioria das áreas do Brasil, sustenta a agricultura, as usinas hidroelétricas de geração de energia e garantem também a renovação da água nos reservatórios para abastecimento da população.

No ano passado havia um forte El Niño, o mais forte do século e o segundo mais forte da história. Neste ano. há uma La Niña fraca formada que ao longo do verão 2017 deve se desfazer. Além disso a temperatura do oceano Atlântico que não está atrapalhando o deslocamento das frentes frias, não há nenhum bloqueio oceânico. O Atlântico está a favor da chuva sobre o Brasil. Além disso, a circulação dos ventos na alta atmosfera já está favorecendo a distribuição do ar úmido sobre o país, permitindo a formação das grandes áreas de chuva sobre o Centro-Oeste e sobre o Sudeste.

A situação está muito diferente dos últimos anos, quando o Brasil teve graves problemas por causa da falta de chuva no verão. Já está chovendo e está bem menos quente do que em 2015 e 2014.