O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Prefeitura promove encontro para construção da agenda de turismo do município

A Prefeitura, de Candeias, por meio da Secult vai realizar na Câmara Municipal de Vereadores, nesta quarta-feira, 3, a partir das 8h,  o 1º Encontro para Construção da Agenda do Turismo de Candeias. O evento aberto a toda a população, além de analisar as potencialidades do município neste setor e os principais desafios, serão apresentadas as ações e as possibilidades de avanços, inclusive com a execução do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur.

Turismo

Candeias conta com pontos turísticos ricos em história e que precisam ser inseridos na rota dos vários tipos de turistas, de acordo com a motivação e interesse de cada um que vem a Bahia em busca do turismo religioso, cultural, histórico, náutico, ecológico e até mesmo os que estão em busca de paisagens exuberantes e singulares.

Engenho da Freguesia – Museu Wanderley de Pinho

O Museu é rico em história e cultura, e teve seu papel na história da Independência da Bahia. Localizado no Distrito de Caboto que tem também as ruínas de umas das primeiras igrejas da Bahia, e as ruínas do que seria mais um Engenho, Engenho Caboto, que foi começado, e nunca terminado!

O conjunto arquitetônico tombado é conhecido também como Engenho da Fábrica, pois além das construções da casa grande, da senzala e da capela, conforme os modelos do século XVIII funcionava uma fábrica de açúcar. O engenho pertenceu ao Barão de Cotegipe (1815-1889) e foi herdado pelo neto, José Wanderley de Araújo Pinho, patrono do hoje museu, cujo acervo é composto por pinturas, esculturas, porcelanas, mobiliário e maquinário utilizado na lavoura.

Engenho do Matoim

As primeiras construções de casa grande, senzala e igreja foram feitas pela família Antunes, agraciada com a sesmaria no ano de 1584. Essa família de cristãos-novos foi alvo da Inquisição no período de 1591 a 1595.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias

A igreja, construída em 1894, pertence aos frades franciscanos menores. Nossa Senhora das Candeias, relacionada com a fertilidade, a purificação pela água, a iluminação pelo fogo é festejada em 2 de fevereiro.

No mês de janeiro, próximo à igreja, acontece a missa campal do Novenário em Honra a Nossa Senhora das Candeias que atrai milhares de turistas religiosos que vai agradecer a Santa pela graça alcançada.

Fonte dos Milagres

A Fonte dos Milagres está localizada nas proximidades da Igreja Nossa Senhora das Candeias. Junto à fonte há uma grande movimentação de romeiros que chegam para pagar suas promessas. Há sala de ex-votos e, nos arredores, comércio de artigos religiosos. End. Pça. Pio XI.

Igreja de Nossa Senhora da Encarnação de Passé

Localizada em um mirante natural, com vista para a Baía de Todos os Santos, este templo do século XVII, hoje em ruínas, é tido como um dos maiores e mais antigos da Bahia.

Rica em história Candeias vai mostrar ao Brasil que além do Engenho Passagem, Engenho de Caboto, Novo Caboto, São João, Cachoeirinha, Santa Inês, Pitanga, Jacarecanga, Restinga, Engenho Velho, Mamão e outros, o município tem uma excelente culinária, um mar propício ao turismo náutico, a grandeza do turismo religioso e a possibilidade de desbravar excelentes cenários com água cristalina e área verde de tirar o fôlego.

Texto: Ascom