O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

CANDEIAS: ESCOLA ARGENTINA CASTELO BRANCO PROMOVE PROJETO JULHO DAS PRETAS

 

A Escola Argentina Castelo Branco promoveu o Projeto Julho das Pretas com o tema, “Resgatando a historia e o empoderamento da mulher negra”. A escola fica localizada no distrito da Colônia.

De acordo informações as mediadoras do encontro foram as educadoras, Rosana Rios e Nildete Ramino onde abordaram o tema: “Julho das Pretas Tempo de Protagonismo e Resistência”.

Na oportunidade, a Pós-doutora em Ciências Sociais e Antropologia, Marise de Santana palestrou aos presentes abordando o tema; “A Vez, a Voz e a Importância das Pretas para empoderamento negro”.

O encontro também contou com a palestra da professora Graça sobre a origem do Julho das Pretas, Tereza de Benguela e o significado das bonecas de ABAOMIM.


Diversas Oficinas foram realizadas no Projeto como a de Capoeira; Confecção das Bonecas ABAOMIM; Tranças e valorização do cabelo negro.

Além dar espaço para o lugar de Falas Pretas: como as Heroinas Anônimas- estocadeiras de pasto, pescadoras e cortadoras de palhas de bananas e artesãs. Dando espaço também a fala indígena e Quilombola, por intermédio da gestora da Escola Argentina Castelo Branco, Marolina Viturina da Silva, que é descendente indígena e doutoranda em Educação.

Ao término os presentes puderam apreciar a apresentação da quadrilha Raio de Luz, leitura de poemas produzidos pelos alunos e a distribuição de comidas típicas regionais.