Prefeitura de Candeias cadastra pacientes para o ‘Mais Cirurgia’

0

 

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde – Sesau, realiza até 17 deste mês, o agendamento do Programa ‘MAIS CIRURGIAS’, para procedimentos de hérnia (Umbilical, Epigástrica, Inguinal); cirurgia de vesícula por vídeo (colecistectómica); cirurgia ginecológica de histerectomia (remoção do útero), além das Cirurgias proctológicas de hemorróidectomia e cirurgia de fístula anal que estarão disponíveis mensalmente, na Central de Marcação no Centro Médico Luiz Viana, nos PSFs e UBSs. Nesta edição o MAIS CIRURGIA, que vai contemplar somente adultos de até 69 anos, será dividido em duas etapas.

Vale ressaltar que a avaliação pré-anestésica dos pacientes que farão cirurgias de hérnia, vesícula e ginecológica será realizada no dia 20 de maio, a partir das 10h, na Policlínica de São Sebastião do Passé.

Primeira Etapa

 

A primeira etapa do Mais Cirurgia consiste no encaminhamento para cadastro na central de regulação para cirurgias de hérnia, vesícula e histerectomia o dia 17 de maio e para as especialidades de hemorróidectomia e fístula anal até o mês de julho. Na triagem é preciso apresentar o Cartão SUS, RG, CPF, cde Residência e Guia de Solicitação.

Os exames pré-operatórios necessários são: hemograma completo, ureia, creatinina, glicemia em jejum, TP, TTPA, coagulograma, beta HCG (para todas as mulheres), ultrassonografia e o ECG. Os exames devem ter pelo menos seis meses de realizados. Caso a ultrassonografia e o ECG tenham mais de seis meses o paciente deve entrar em contato com a Central de Marcação para agendar.

Os pacientes que necessitarem de novas coletas devem se dirigir ao Hospital Ouro Negro – Laboratório Vitalab, com a Guia SUS com Motivo da Solicitação Cirurgia Eletiva, munidos de Cartão SUS e Documento de Identificação (RG,CNH).

Segunda Etapa

 

Após a Triagem feita pela Central de Regulação, UBSs ou PSFs os pacientes, que vão realizar cirurgias de hérnia, vesícula e histerectomia, precisam se dirigir a Central de Regulação até o dia 17 de maio para pegar o Crachá de Atendimento.

É nesta etapa que será realizada a avaliação pré-anestésica na Policlínica de São Sebastião do Passé.

Cirurgia Proctológica

 

Após a triagem feita pela Central de Regulação, PSFs e UBSs o paciente, adulto de até 89 anos, deve se dirigir a Central de Regulação de segunda a sexta-feira para agendamento da consulta pré-anestésica com o proctologista cirurgião.

A Avaliação pré-anestésica será sempre as segundas-feiras a partir das 10h30.

 Para as cirurgias proctológicas o atendimento será realizado na Policlínica de Especialidades de Candeias, no Malembá, já a cirurgia será feita em um dos hospitais credenciados em Salvador.

De acordo com o diretor do Departamento de Regulação do SUS, Tiago Novais, na presença de cormobidades (a exemplo de Diabetes e Problemas cardiovasculares) é necessário a apresentação de Relatório Médico favorável ao agendamento da cirurgia.

Mais Cirurgia

 

O Mais Cirurgia tem por objetivo reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde – SUS. Além da inscrição dos pacientes no Sistema Lista Única, o MAIS CIRURGIA vem realizando desde o ano passado mutirões cirúrgicos. Promovendo o fortalecimento da Regionalização da Saúde através de parcerias com o Governo do Estado e municípios vizinhos.