O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Em menos de 24 horas, choveu 5 vezes mais que o previsto para o início de novembro

A cidade de Candeias também recebeu grande volume de chuva nas últimas 24h. É o que aponta os números registrados pelos pluviômetros espalhados pela cidade das 07h da manhã desta terça (7), às 07h da manhã de hoje (8).

Ao todo foram 180 milímetros de chuva nesse curto período, sendo que estava previsto apenas 40mm para toda a semana, ou seja: o volume de chuva na cidade foi cinco vezes mais do esperado.

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, aplicou lonas em 12 encostas espalhadas pelos bairros do Santo Antônio, Dom Avelar, Areia e Malembá; além de fazer desobstrução de córregos e limpezas de canais. Os números ainda apontam que o Centro da cidade foi a localidade que mais choveu, com o acumulado de 50,16 milímetros de água.

O superintendente da Defesa Civil de Candeias, Abdoral Júnior, explicou que a grande quantidade de chuva é ocasionada pelo fenômeno natural do El Niño. “Esse fenômeno acontece quando massa de ar quente se mistura com a massa de ar fria, mudando as rotas dos ventos e formando uma frente fria nas regiões. Começou no Sul do país, sudeste e veio subindo para o Nordeste, se intensificando no sudeste baiano, como Porto Seguro, Ilhéus, Caravelas, entre outros”.

A frente fria deve perder força a partir do meio-dia desta quinta-feira (9).

Em caso de riscos, alagamentos, enchentes e desabamentos, a população pode solicitar o Disk Defesa Civil, entrando em contato pelo número (71) 3599-0226.