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Candeias: SEDUC Lança NEC : Núcleo de Estudos Candeenses

 

Na manhã desta quarta-feira (30), a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o lançamento do Núcleo de Estudos Candeenses (NEC), em uma perspectiva de criar um espaço para discussões interdisciplinares e intersetoriais sobre o município de Candeias.

Para o Secretário de Educação Jair Cardoso, o Nec tem o objetivo de  reunir pesquisadores de diversas áreas, possibilitando a visibilidade de estudos já realizados, e incentivando aqueles que desejam discutir problemáticas relacionadas à cidade, expondo alternativas de melhorias para o município, favorecendo a elevação da autoestima e o sentimento de pertença de suas comunidades.

Antes de iniciar o primeiro ciclo de debates, o aluno da Escola João Batista, João Pedro Caldas, declamou um poema intitulado “As Marias de Passé”, em seguida o poeta candeense, Fernando Pinto, também recitou um poema de sua própria autoria, ambas as apresentações foram largamente aplaudidas pelos presentes.

O Nec tem o objetivo de reunir pesquisadores de diversas áreas, possibilitando a visibilidade de estudos já realizados, e incentivando aqueles que desejam discutir outras problemáticas relacionadas à cidade, expondo alternativas de melhorias para o município, favorecendo a elevação da autoestima e o sentimento de pertencimento de suas comunidades.

Abrindo o primeiro ciclo de debate estiveram presentes o professor Anderson Gomes da Epifania, Doutorando em Geografia na UFRN, que palestrou sobre o tema: “Encontros e Desencontros entre o Sagrado e o Urbano no cotidiano de Candeias”, a Professora Mª Daniela Nunes, Mestre pela UFBA discursou sobreo o tema de sua monografia,” Ouro Negro: Gênero, trabalho e prostituição durante a modernização de Candeias”.

No segundo bloco de discussões, aberto por Girlene Brito, Enfermeira, Especialista em Epidemiologia e Diretora da Vigilância Sanitária do Município, e pelo Engenheiro Ambiental Sanitarista, Pascoal Rosário. O evento contou com a participação de alunos de varias escolas da rede publica.