O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Campanha municipal de vacinação contra a Febre Amarela começa dia 19/02 e vai até 09/03

A Prefeitura Municipal de Candeias, através da Secretaria de Saúde (SESAU), lançou campanha de vacinação contra a Febre Amarela no município. A campanha se estende do próximo dia 19 de fevereiro até o dia 09 de março/2018. O objetivo é vacinar aquela parcela da população que ainda não possui os anticorpos contra o vírus da doença.

De acordo com a Diretoria de Vigilância da SESAU, órgão responsável por coordenar a campanha, todas as unidades de saúde do município oferecem a vacina contra a Febre Amarela. Para receber a dose, o paciente deve comparecer de segunda a sexta, das 8h às 16h, portanto seu cartão de vacina e documento oficial.

A faixa etária contemplada pela campanha vai dos 09 meses aos 59 anos de idade. “Lembrando que gestantes, idosos e pessoas com alergia severa ao ovo da galinha só poderão ser imunizados mediante relatório médico explicando o motivo da indicação”, ressalta o órgão municipal de Saúde.

A vigilância epidemiológica alerta para que todos os casos suspeitos de epizootia devem ser notificados imediatamente pelos telefones (71) 3605-1111 / (71) 3605- 2220.

A Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença viral grave que causa febre alta, cefaleia, dor muscular, vômito podendo chegar às formas mais graves como insuficiência hepática, renal e icterícia (olhos e pele amarelada) assim como manifestações hemorrágicas. A transmissão se dá por meio da picada do mosquito Haemagogus e Sabettes no ciclo silvestre e pelo Aedes aegypti no ciclo urbano, a infecção ocorre quando uma pessoa que nunca tomou a vacina ou tenha contraído a doença entra em área com circulação do vírus e é picada por um mosquito infectado. Além do homem os primatas também podem contrair a doença, embora, contrariamente ao senso comum, não transmitam o vírus.

 

 

 

Bahia Notícia