Candeias alcançou nesta quinta-feira, 27 de abril, a nota A da Capacidade de Pagamento – Capag, que apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais, ou seja, entes formados por Estados Federados, Distrito Federal e os municípios, que queiram contrair novos empréstimos com garantia da União. O Capag tem o intuito de apresentar, de forma simples e transparente, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A análise permitiu a comprovação da saúde fiscal de Candeias, já que as notas podem variar entre A, B, C ou D. Sendo a nota A indicativo de boa situação fiscal e de baixo risco, enquanto a nota D indica uma situação fiscal ruim e consequentemente de alto risco de inadimplência.
O prefeito, Pitágoras Ibiapina, falou sobre o Capag. “Esse resultado é fruto de um trabalho atento nas contas do nosso município. Procuramos cuidar da Economia sem deixar o investimento em obras das escolas, das unidades de saúde e da infraestrutura dos bairros. Precisamos estar com a saúde financeira para garantir o crescimento contínuo da nossa cidade”, avaliou o gestor.
O município ficou com a melhor gestão fiscal desde quando analisa três indicadores para a capacidade, sendo o Indicador I – Endividamento, que vê a Dívida Consolidada / Receita Corrente Líquida; o Indicador II, que vê a Poupança Corrente do município, onde são analisadas as Despesas Correntes / Receita Corrente Ajustada; e o Indicador III, que é a Liquidez, onde estão as Obrigações Financeiras e a Disponibilidade de Caixa. Os dados são abertos e disponíveis a qualquer cidadão pelo site do Tesouro Transparente, em https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag.



More Stories
Candeias: Servidores já receberam primeira parcela do 13º salário e terão “feriadão” prolongado
2ª edição da Festa das Crianças com Tio Cássio promete dia de diversão na Caroba neste domingo (26)
Conexão ENEM mobiliza jovens em Candeias com preparatório gratuito. Inscrições abertas para o aulão deste sábado (25/10).