O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou na manhã desta sexta-feira, 9, Rui Costa como ministro da Casal Civil do novo governo, como já era especulado pela imprensa nos últimos dias. A Casa Civil é uma das pastas mais importantes e com maior poder e influência na estrutura federal.
Na prática, Rui Costa, que está encerrando o segundo mandato de governador da Bahia, será o braço-direito de Lula e seu principal interlocutor em Brasília a partir de janeiro de 2023, e deve ser constantemente consultado em decisões estratégicas do futuro governo.
A pasta é responsável, por exemplo, por coordenar a integração entre os outros ministérios, com diretrizes governamentais e formulação de projetos e políticas públicas, e costuma ser ouvido em relação às matérias que tramitam no Congresso Nacional, sendo fundamental para a articulação política junto aos parlamentares.
Rui Costa é visto pelo mercado como um perfil mais técnico, apesar da relação pessoal e de confiança que tem com Lula desde os tempos da fundação do PT na Bahia, nos anos 1980. Ele já foi vereador, deputado federal e secretário de estado no governo Jaques Wagner, antes de ser eleito governador da Bahia por duas vezes.
A Tarde
More Stories
Rui Costa rebate críticas de Temer e defende gestão Lula: ‘Vem transformando o país’
Dr. Léo destaca compromisso com a saúde durante anúncio de nova UBS em Candeias
Vereadora Tânia Batista destaca importância da nova UBS em Candeias: “É cuidar de gente”