O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Bahia vence o Atlético-GO e está classificado para a Libertadores

O Bahia venceu o Atlético-GO por 2 a 0 neste domingo (8), na Fonte Nova, pela 38ª rodada da Série A do Brasileirão, e está de volta à Copa Libertadores, torneio que o Tricolor de Aço não disputava desde 1989, quando atingiu as quartas de final. Os gols do triunfo da equipe de casa foram marcados por Thaciano, aos 40 minutos do primeiro tempo, e depois por Luciano Rodríguez, de pênalti, aos 12 da etapa final.

Com o resultado, o Bahia finalizou a temporada em oitavo lugar, com 53 pontos, um a mais que o Cruzeiro, seu adversário direto, e que venceu o Juventude por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, em Caxias.

Foi a melhor campanha do Tricolor na história dos pontos corridos. Antes, o melhor desempenho da equipe havia acontecido em 2017, quando fez 50 pontos e terminou na 12ª colocação, garantindo-se na Copa Sul-americana do ano seguinte. Desta vez, o Bahia disputará a chamada fase Pré-LIbertadores.

Já rebaixado, o Atlético-GO terminou sua campanha na 19ª posição, ou seja, a vice-lanterna, com 30 pontos. Foi a terceira derrota da equipe goiana nos últimos cinco jogos.

Thaciano para a festa na Fonte Nova

Foi um primeiro tempo muito aberto na Fonte Nova, com as duas equipes tendo oportunidades de balançar as redes. Apesar do já rebaixamento, o Atlético-GO não se intimidou na Fonte Nova e quase foi às redes com Derek aos seis minutos. Ele saiu sozinho, cara a cara com Danilo Fernandes, mandou para fora.

Depois do susto, o Bahia se encontrou na partida e encurralou o Dragão em uma pressão terrível. A equipe da casa foi empilhando chances com Luciano Rodríguez, Ademir e uma bola na trave em finalização de Gabriel Xavier.

O goleiro Ronaldo vinha vivendo uma grande tarde, até que Thaciano, aos 40 minutos, cabeceou para o fundo das redes e fez a Fonte Nova explodir.

O Bahia é um clube de Libertadores

A segunda etapa começou da mesma forma do primeiro tempo. Aos seis, Alix Vinícius dominou após chute de Roni e ficou cara a cara com o gol. Mas o arremate do jogador do Dragão parou em Danilo Fernandes. Uma defesaça à queima-roupa.

Dois minutos depois, o castigo. Luciano Rodríguez aprontou para cima da defesa do Atlético-GO e foi derrubado dentro da área. Pênalti assinalado pela arbitragem. O lance foi analisado pelo VAR, mas a infração foi confirmada.

Na cobrança, o próprio Luciano Rodríguez foi paraa batida, deslocou Ronaldo e fez o segundo do Tricolor de Aço, confirmando uma importante e histórica vitória.