O ex-deputado estadual, Bira Corôa, se posiciona contrário a instalação de uma fabrica química poluente ás margens do Rio Subaé, no Centro de Santo Amaro, nas instalações da área destinada á construção de um campus da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). De acordo com ex-deputado, que é autor do projeto de doação da área para a instalação da universidade no município, o prefeito e os vereadores não podem furtar o direito das futuras gerações em ter a universidade edificada em Santo Amaro para o desenvolvimento da cidade.
Vale ressaltar, que no município ao longo de três décadas, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac) depositou na em Santo Amaro 490 mil toneladas de rejeitos contaminados por esse e outros metais perigosos (cádmio, mercúrio e outros). O chumbo é associado ao saturnismo, doença que afina braços, provoca dores agudas por todo o corpo, causa impotência sexual nos homens, além de aborto nas mulheres ou malformações severas nos filhos nascidos. Desativada em 1993, a fábrica deixou um histórico de poluição e doença ainda sem o devido enfrentamento, como ficou patente nos depoimentos de diversos expositores. Para Bira, além deste agravante, o município e rio Subaé sofreram grandes e danosos impactos ambientais, que resultará no crescimento da inalação dos rejeitos poluentes na população que ainda se recupera á exposição de metais perigos nesses 30 anos. Bira, ainda salienta, que existe um local destinado para um parque industrial, no qual atende muito bem as demandas para situar esta empresa. o ex-deputado, ainda afirma, que o povo precisa ser respeitado e que esta conquista histórica para Santo Amaro precisa ser preservada e a implantação da UFRB trará acréscimo não somente econômico, mas cultural e educacional para cidade.
https://www.instagram.com/tv/CDH3PnChv8h/?igshid=12hnpb2ov2mkh
Desde que foi divulgada uma audiência pública na câmara de vereadores de Santo Amaro para debater o tema, diversos setores da população estão se movimentando para que este projeto não seja aprovado, aliás, existe uma Lei Nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que proíbe, dada a distância do leito rio, a construção desta indústria. Também, foi criado uma petição pública com intuito de Impedi a instalação da fábrica química no Centro de Santo Amaro, Link para assinar a petição.
Reitor e diretor da UFRB reafirmam compromisso para construção da universidade:
No dia 23 de julho, o professor e diretor da universidade, Danilo Barata, enviou um oficio destinado á Câmara de Vereadores de Santo Amaro, reafirmando o compromisso com a construção e instalação da UFRB na cidade. No texto, ele relata que a “Implantação do campus da UFRB em Santo Amaro é fruto de uma demanda histórica da região, e, articula-se aos posicionamentos políticos e estratégicos desta Universidade e da comunidade do recôncavo, além de responder à necessidade política urgente de expansão e descentralização da produção e difusão da educação, a partir do entendimento da
cultura como um campo estratégico do desenvolvimento sócioeconômico; além disso,
como meio de produção e difusão de saberes, espaço de experimentações e
expressões artísticas, veículo de inclusão social e digital, área de aplicação e inovação
tecnológica, instrumento de informação, comunicação e educação em todos os níveis.
A doação da área da Trzan, em 2013, foi condição para implantação e expansão de
nossa Universidade na cidade de Santo Amaro, pois conseguimos na ocasião incluir o
projeto do Campus no PAC das Cidades Históricas junto ao IPHAN”.
Oficio Camara de Vereadores Santo Amaro
Em outro oficio, o reitor Fábio Josué Souza dos Santos, se diz surpreso com a decisão da prefeitura com veiculação da notícia sobre o projeto de lei para doação do espaço para implantação de uma industria química. No mesmo documento, o reitor confirma á intenção da edificação da URFB na cidade, “Reafirmamos nosso interesse e empenho em consolidar a implantação do Campus da UFRB nesse município, tendo como imprescindível a construção da sede do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) no espaço que nos fora doado, terreno das ruínas remanescentes da antiga Siderúrgica Fundação Tarzan”, relata o reitor.
Ofício 148_2020 GR UFRB Câmara de vereadores Sto Amaro assinado
Manifestação de Caetano Veloso:
O Resenha de Notícias continuará fiscalizando os desdobramentos desse projeto de lei.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história