As gestantes de Candeias agora contam com ultrassom morfológica na rede pública de saúde

0

As gestantes candeenses podem comemorar, pois a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou o serviço de ultrassom no município, que agora passou a contar com o serviço de ultrassom morfológico, fazendo de Candeias, a única cidade da micro região a oferecer esse tipo de exame pelo  Sistema Único de Saúde (SUS).

O exame de ultrassom é um dos momentos mais aguardados pelas gestantes, que podem através do exame acompanhar o desenvolvimento do bebê. Pensando em proporcionar maior segurança aos pais e principalmente resultados mais precisos nos exames e análise da estrutura de formação do feto,a Sesau, implantou mais este equipamento para atender as gestantes do município.

O município preconiza todos os procedimentos proposto pelo Ministério da Saúde em relação à politica nacional de atenção para gestantes, garantindo assim toda assistência durante o ciclo de gestação, desde consultas de pré-natal  a todos os exames necessários.

Para a gestante, Nilzete de Jesus,a implantação deste serviço no município é uma conquista muito importante, pois nem todas as gravidas podem pagar pelo exame. “Nunca imaginei que já faria com três meses de gestação a ultrassom morfológica, ainda mais pelo Sus. Estou muito feliz com essa novidade aqui na minha cidade” comemora.

Segundo o médico ultrassonografista, Yuri Barroso, infelizmente, nem todas as gestantes realizam o ultrassom em tempo hábil, pois geralmente descobrem a gravidez com certo atraso. Por mais que o assunto seja bastante comentado, algumas pessoas não entendem a importância de acompanhar de perto a evolução da gravidez e só procuram um médico quando a gestação está bem avançada ou quando o parto está próximo.

Vale ressaltar que a ultrassom morfológica detecta má formação do feto com precisão em torno de 85% a 90%.  Ainda segundo o médico  o exame deverá ser realizado no primeiro trimestre durante a 11ª a 13ª semana de gestação e durante o segundo trimestre realizado entre a 20ª a 24 ª semana. “A morfológica não deve ser realizada fora do prazo, pois diminui a sensibilidade de detectar algum problema”, sinalizou o médico.

Para a marcação da USG Morfológica a paciente deve estar cadastrada em uma UBS ou PSF, onde será encaminhada para a central de marcação que agendará  o exame para ser realizado no Hospital Ouro Negro.

“Os exames de USG estão sendo realizados no município de segunda a sexta-feira e  já está sendo analisada a possibilidade de estender para outros horários, através de novos serviços e de  mutirões, inclusive aos sábados, já que a secretaria de saúde pretende dinamizar este serviço”  salientou Tiago Novais, Diretor do Departamento de Regulação do SUS.

Grupo de Gestantes

Buscando acolher, informar e deixar o parto cada vez mais humanizado, a Secretaria de Saúde do Município segue desenvolvendo um trabalho voltado para as gestantes da cidade. A roda de gestantes promove grupos, onde as mulheres podem tirar suas dúvidas sobre gestação, parto e cuidados com o bebê. Os encontros ocorrem nas UBS, PSFs e Hospital Ouro Negro. A iniciativa faz parte da “Rede Cegonha” que orienta as grávidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ascom