Por Paolla Almeida*
Fazem 3 dias que a área próxima ao Parque Municipal do Espalhado, onde fica a maravilhosa Cachoeira do Buracão, entre outros locais no município de Ibicoara, está em chamas. Infelizmente, a cultura do fogo é recorrente na região ocasionando ano após ano a queima da vegetação local, o que gera diversas consequências para o ecossistema.
A ausência de políticas públicas voltadas para a prevenção e combate às queimadas faz com que a população se organize de forma autônoma e voluntária em brigadas de combate ao fogo, atuando porém sem equipamentos de segurança(EPIs) adequados.
Em Ibicoara, a brigada Bicho do Mato trabalha de forma voluntária a combater focos de incêndio no Município, sem as condições mínimas para o enfrentamento, como EPI’s, Medicamentos, Alimentos, Água, Bombas Costais, abafadores, veículos e etc.
Nesse momento em que os incêndios se propagam por toda a região de forma incontrolável, os brigadistas necessitam com urgência do apoio, por meio de doação, da sociedade civil.
Segue os dados, se alguém puder ajudar
Conta: Bradesco
Ag: 3600-5
C/poupança: 1001426-3
Ass. Grupo Bicho do Mato
CNPJ: 08.831.741/0001-26
Mais informações no insta: @bichodomato19
Ressalta-se a necessidade urgente por parte do poder público de ações de caráter preventivo que ocorram de forma sistemática ao longo do ano, junto às comunidades e Setores do poder público, como a Secretária de Meio Ambiente, de Educação e de Infraestrutura, para que essa triste realidade não volte a acontecer nos próximos anos.
Brigada Voluntária Bicho do Mato
*Paolla Almeida é bacharel em Ciências Biológicas
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história