O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

A CHAPADA DIAMANTINA ARDE EM CHAMAS

Por Paolla Almeida*
Fazem 3 dias que a área próxima ao Parque Municipal do Espalhado, onde fica a maravilhosa Cachoeira do Buracão, entre outros locais no município de Ibicoara, está em chamas. Infelizmente, a cultura do fogo é recorrente na região ocasionando ano após ano a queima da vegetação local, o que gera diversas consequências para o ecossistema.
A ausência de políticas públicas voltadas para a prevenção e combate às queimadas faz com que a população se organize de forma autônoma e voluntária em brigadas de combate ao fogo, atuando porém sem equipamentos de segurança(EPIs) adequados.
Em Ibicoara, a brigada Bicho do Mato trabalha de forma voluntária a combater focos de incêndio no Município, sem as condições mínimas para o enfrentamento,  como EPI’s, Medicamentos, Alimentos, Água, Bombas Costais, abafadores, veículos e etc.
Nesse momento em que os incêndios se propagam por toda a região de forma incontrolável, os brigadistas necessitam com urgência do apoio, por meio de doação, da sociedade civil.
Segue os dados, se alguém puder ajudar
Conta: Bradesco
Ag: 3600-5
C/poupança: 1001426-3
Ass. Grupo Bicho do Mato
CNPJ: 08.831.741/0001-26
Mais informações no insta: @bichodomato19
Ressalta-se a necessidade urgente por parte do poder público de ações de caráter preventivo que ocorram de forma sistemática ao longo do ano, junto às comunidades e Setores do poder público, como a Secretária de Meio Ambiente, de Educação e de Infraestrutura, para que essa triste realidade não volte a acontecer nos próximos anos.
Brigada Voluntária Bicho do Mato
*Paolla Almeida é bacharel em Ciências Biológicas