O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Coletivo lança cartilha na Bahia de enfrentamento à violência contra mulheres voltada para evangélicas

 

Material inédito e pioneiro é uma iniciativa do grupo Mulheres EIG – Evangélicas pela Igualdade de Gênero, desafiadas pelo Ministério das Mulheres e Conselho Nacional de Direito das Mulheres

No próximo dia quinta-feira (13), a partir das 9h30, o Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) será palco do lançamento da Cartilha de Enfrentamento e Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero, iniciativa do grupo MULHERES EIG – Evangélicas pela Igualdade de Gênero, com apoio do Procuradoria Especial da Mulher e da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O desafio do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher é devido a associação ter cadeira no Conselho Nacional já há dois mandatos.

O material foi desenvolvido com foco nas mulheres evangélicas, um público frequentemente atendido nos serviços de acolhimento a vítimas de violência de gênero, mas que, muitas vezes, não encontra respaldo dentro das próprias comunidades de fé. A cartilha busca oferecer suporte nos aparelhos públicos e igrejas locais, tendo respaldo teológico e jurídico para que essas mulheres tenham informação e amparo na luta contra a violência doméstica e outras formas de agressão.

“Sabemos que muitos materiais existentes não dialogam diretamente com as mulheres evangélicas devido a certas sensibilidades morais e religiosas. Por isso, essa cartilha foi construída para trazer informação acessível e uma abordagem que respeita suas crenças, ao mesmo tempo em que reforça a necessidade de combater todas as formas de violência contra as mulheres”, explica a organização do evento (Bebel Lourenço).

O lançamento contará com a participação de entidades parceiras, apoiadores e representantes de movimentos sociais e comunidades de fé. A cartilha será disponibilizada tanto em formato digital quanto impresso.