‘O Porto de Aratu está recebendo investimentos e estratégicos e o arrendamento de algumas áreas que vem ocorrendo já deveria ter ocorrido há muito tempo” Em entrevista, Sérgio Faria, que foi diretor da Codeba e é membro e diretor da Academia de Engenharia da Bahia, se mostra otimista com o Porto de Aratu.
Segundo ele, serão implantados em Aratu dois terminais de primeira linha, sendo um para movimentação de granéis minerais (ATU12) e o outro para granéis vegetais (ATU18). Ele refere-se aos investimentos da CS Portos, controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, que está investindo R$ 800 milhões nos terminais ATU12 e ATU18, no Porto de Aratu.
No caso do ATU12, trata-se de um elemento importante para a importação de fertilizantes (mercado em expansão) e para exportação de boa parte da produção mineral do Estado. Já o ATU18 será uma alternativa a mais para o escoamento da produção de grãos (soja e milho) do Oeste Baiano.
O ATU12 vai operar plenamente até novembro deste ano e o terminal ATU18 tem previsão de operação plena até abril de 2025.
Há também, segundo Farias, os investimentos pesados que estão sendo realizados no Terminal Portuário Cotegipe, um TUP localizado na margem sul do canal de Cotegipe, que, ainda este ano, colocará em funcionamento o seu terceiro berço e ampliará sua estrutura de armazenagem para 500.000 toneladas de capacidade estática.
Bahia Econômica
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