A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Candeias apresentou na tarde da ultima quarta-feira (24), para o prefeito e secretários do município, o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O plano é constituído de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores para elaboração de instrumentos de planejamento e gestão habitacional. A partir deste levantamento será formatada uma lei e encaminhamento à Câmara de Vereadores para aprovação.
É a partir da primeira etapa do PLHIS, o levantamento de dados demográficos, que se viabiliza o sistema de geomonitoramento. Neste levantamento foram cruzadas as informações de cadastro feito pela prefeitura, através dos agentes de endemias e outros setores de coleta de dados e foi constatada uma grande diferença dos dados apresentados pelo IBGE. Uma das incoerências apresentadas no levantamento do IBGE foi a comunidade do Madeira, onde constam apenas seis habitações no local.
Os principais objetivos do plano é viabilizar o acesso a terra urbanizada e moradia digna, implementação de políticas e programas de investimentos, articular, acompanhar e apoiar a atuação interinstitucional e seguir os princípios da Integração de políticas entre os entes federados.
Na reunião, foram apresentados gráficos, enfatizando a colocação estadual do município em educação, que está na 391º posição, dentre as 417 cidades; foi destacado o grau elevado de desigualdade social do município; áreas de risco; descontrole na ocupação do solo; precariedade em saneamento básico; compressão do espaço urbano/industrial; os impactos negativos e positivos causados pelas indústrias; dentre outros levantamentos relevantes para uma cidade ordenada.
Para o Secretário Robson Santana, existe uma necessidade grande de um dialogo entre o município e o governo do estado, para relatar sobre as indústrias instaladas na Bahia de todos os Santos, pois o impacto ambiental, no que se refere à poluição, é muito grande. “Dentro do PLHIS Candeias também foi pensado a contrapartida social, de determinados empreendimentos, para ser aplicado na comunidade”, completa Robson.
Ao final da reunião foi proposto a implantação de um banco de dados remoto, sistema de gerenciamento para acesso integrado entre secretarias, para facilitar o cruzamento de dados para levantamento demográfico e facilitar também a vida de empreendedores na verificação do andamento dos tramites de processos requeridos.
Esteve presente na reunião de apresentação do PLHIS o Prefeito Dr. Pitágoras; o Secretário de Educação, Jair Cardoso; Secretário de Meio Ambiente, Tony Gledson; o Secretário de Trânsito e Transporte, Washington Pereira; o Subsecretário de Ação Social, Gilvanei Pereira; o Secretário de Obras, Luciano Muricy e o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Robson Santana.
More Stories
Escola Joias de Cristo dá início às atividades de 2025 com Café Pedagógico voltado ao fortalecimento da equipe
Tonha Magalhães Celebra mais um ano de vida!
Corpo do ex-prefeito de Candeias David Caldeira será cremado em cerimônia às 16h em Salvador