A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Candeias apresentou na tarde da ultima quarta-feira (24), para o prefeito e secretários do município, o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O plano é constituído de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores para elaboração de instrumentos de planejamento e gestão habitacional. A partir deste levantamento será formatada uma lei e encaminhamento à Câmara de Vereadores para aprovação.
É a partir da primeira etapa do PLHIS, o levantamento de dados demográficos, que se viabiliza o sistema de geomonitoramento. Neste levantamento foram cruzadas as informações de cadastro feito pela prefeitura, através dos agentes de endemias e outros setores de coleta de dados e foi constatada uma grande diferença dos dados apresentados pelo IBGE. Uma das incoerências apresentadas no levantamento do IBGE foi a comunidade do Madeira, onde constam apenas seis habitações no local.
Os principais objetivos do plano é viabilizar o acesso a terra urbanizada e moradia digna, implementação de políticas e programas de investimentos, articular, acompanhar e apoiar a atuação interinstitucional e seguir os princípios da Integração de políticas entre os entes federados.
Na reunião, foram apresentados gráficos, enfatizando a colocação estadual do município em educação, que está na 391º posição, dentre as 417 cidades; foi destacado o grau elevado de desigualdade social do município; áreas de risco; descontrole na ocupação do solo; precariedade em saneamento básico; compressão do espaço urbano/industrial; os impactos negativos e positivos causados pelas indústrias; dentre outros levantamentos relevantes para uma cidade ordenada.
Para o Secretário Robson Santana, existe uma necessidade grande de um dialogo entre o município e o governo do estado, para relatar sobre as indústrias instaladas na Bahia de todos os Santos, pois o impacto ambiental, no que se refere à poluição, é muito grande. “Dentro do PLHIS Candeias também foi pensado a contrapartida social, de determinados empreendimentos, para ser aplicado na comunidade”, completa Robson.
Ao final da reunião foi proposto a implantação de um banco de dados remoto, sistema de gerenciamento para acesso integrado entre secretarias, para facilitar o cruzamento de dados para levantamento demográfico e facilitar também a vida de empreendedores na verificação do andamento dos tramites de processos requeridos.
Esteve presente na reunião de apresentação do PLHIS o Prefeito Dr. Pitágoras; o Secretário de Educação, Jair Cardoso; Secretário de Meio Ambiente, Tony Gledson; o Secretário de Trânsito e Transporte, Washington Pereira; o Subsecretário de Ação Social, Gilvanei Pereira; o Secretário de Obras, Luciano Muricy e o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Robson Santana.
More Stories
Com o tema: Permita-se sonhar: A magia da Disney presente em nós.
Candeias: Eriton Ramos se reúne com seguimento evangélico e apresenta diversas propostas para a classe
Uziel Bueno acusado de pressionar gestão em Candeias, revela site