Esqueça aquela história de nomes desconhecidos, orçamento reduzido e promessa de um time melhor durante o ano. Nada disso vale para o Vitória iniciar a temporada 2017, que começa oficialmente na próxima quinta, com a Copa do Nordeste. Com uma reformulação no elenco deste ano, a diretoria eleita no fim de 2016 apostou alto. Jogadores consagrados, folha salarial alta e uma ambição à altura da ousadia: conquistar o primeiro título nacional do clube.
De um ano para o outro, dez atletas tiveram o contrato encerrado, Marinho e Marcelo foram negociados e os estrangeiros Ramallo e Cárdenas devem sair. Ao todo, 14 ausências. Se sai muita gente, muita gente tem que chegar. Até agora, 11 contratações confirmadas, e nada dos pacotões com presente de grego. Uillian Correia, Dátolo, Fred, Alan Costa, Geferson, Cleiton Xavier, Gabriel Xavier, Pisculichi, Leandro Salino, Pineda e Paulinho fazem com que a expectativa para o Leão em 2017 seja exponenciada.
Destes reforços, seis iniciaram o amistoso contra o Atlântico como titulares: Fred, Alan Costa, Geferson, Uillian Correia, Gabriel Xavier e Pisculichi. Dátolo e Cleiton Xavier, no entanto, devem brigar por uma vaga. O primeiro estava em fortalecimento muscular, enquanto o segundo iniciou o duelo no banco. Já Paulinho foi anunciado no dia do jogo. O time que começou a partida contra o Atlântico foi formado por: Fernando Miguel; Norberto, Fred, Alan Costa e Geferson; Willian Farias, Uillian Correia e Gabriel Xavier; Pisculichi, David e Kieza.
Do time titular que terminou a Série A do ano passado, quando o Vitória escapou do rebaixamento na última rodada, só três remanescentes: Fernando Miguel, Willian Farias e Kieza. Ao trio se junta uma dupla que jogou bastante na reta final: Norberto e David.
O grande número de saídas explica o grande número de chegadas. Mas com uma diferença em relação ao que o torcedor estava acostumado. Neste ano, os reforços de janeiro têm sido mais qualificados. O técnico Argel Fucks, em entrevista ao GloboEsporte.com, corroborou com a mentalidade da diretoria.
– Nesse momento, a gente está montando um elenco para jogar a Copa do Nordeste, o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil e também o Campeonato Brasileiro. É a primeira vez que o Vitória está montando um elenco desde o início do ano. Estamos montando um elenco, temos dois jogadores para cada posição, em algumas até três. Temos um grupo homogêneo. Agora é trabalhar e engrenar a máquina o quanto antes. Montamos um grupo de qualidade, maduro, rodado, que nos dê garantias de brigar pelas competições – avalia o treinador.
Foram contratados dois zagueiros, dois laterais, um volante, três meias e dois atacantes. O plano dos dirigentes é encontrar um centroavante para municiar o ataque de Argel. Além deles, o meia boliviano Brhyan Bacca está em período de testes e pode assinar contrato.
More Stories
Com gol do artilheiro do brasileirão, Vitória empata com o Flamengo no Maracanã na despedida de Gabigol
Botafogo vence São Paulo com gols de Savarino e Gregore, quebra jejum de 29 anos e é tricampeão brasileiro
Bahia vence o Atlético-GO e está classificado para a Libertadores