O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

1º de Maio: Lula comemora 3,8 milhões de empregos e propõe debate sobre fim da escala 6×1

Em pronunciamento às vésperas do Dia do Trabalho, nesta quarta-feira (30), o presidente Lula comemorou os avanços econômicos de seu governo e convocou a sociedade brasileira a discutir uma mudança histórica na rotina laboral: o fim da jornada 6×1 , que mantém trabalhadores com apenas um dia de descanso semanal.

“Em apenas 2 anos e 4 meses de governo, já geramos 3,8 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. Saímos do maior para o menor desemprego da história e atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, celebrou o presidente. Ele destacou que considera o resultado um dos mais expressivos de sua gestão.

Sobre a jornada de trabalho, Lula foi enfático: “Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”. A declaração confirma o entendimento do governo de que é preciso modernizar as relações trabalhistas e aproximar-se das normas internacionais.

O crescimento da economia brasileira também recebeu destaque no pronunciamento. “A economia do Brasil cresceu acima de 3% por 2 anos consecutivos, superando todas as expectativas”, disse Lula, relacionando o resultado à melhoria nas condições de vida dos trabalhadores, com “o salário mínimo próximo a subir acima da inflação e 90% das categorias profissionais tendo ganho real de salário”.

Compromisso com os aposentados

Em tom incisivo, o presidente abordou o esquema de fraude de cobranças indevidas contra aposentados e pensionistas, recentemente desmantelado pela CGU e Polícia Federal. “Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesionadas”, garantiu, demonstrando compromisso com os acessórios dos direitos violados.