Vítima do golpe da ‘pesquisa sobre a Covid-19’, Pelegrino tem celular clonado

0

 

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino (PT), foi vítima de um golpe que tem como consequência a clonagem do serviço de troca de mensagens Whatsapp, na tarde desta quinta-feira (23). Conforme relatou ao BN, durante a ligação o golpista afirmou estar realizando uma pesquisa sobre a Covid-19.

“Recebi a ligação e disseram que era da Datafolha e estava fazendo uma pesquisa sobre a Covid-19. Após as perguntas eles enviaram um código e pediu para informar. Logo após o contato suspeitei que poderia ser fraude e desliguei o celular. Quando liguei novamente já não conseguia abrir o Whastapp, dizia que já havia sido aberto em outro lugar”, conta o secretário. Pelegrino alerta aos seus contatos para que não realizem depósitos ou transferências financeiras caso recebam mensagens.

Um alerta para o golpe tem circulado em áudios na própria rede de mensagens há algumas semanas. O mecanismo adotado pelos golpista é sempre o mesmo. Aproveitando-se da emergência em saúde, os criminosos fazem contato com a suposta vítima se passando pelo Instituto Datafolha. A mensagem questiona se alguém da família do usuário teve sintomas da doença.

Ao fim do áudio, o criminoso informa que, para validar a pesquisa, é necessário que o usuário envie um código de seis dígitos recebido por SMS. Se os números forem informados, a conta do mensageiro é clonada e a vítima perde acesso ao aplicativo quase que imediatamente.

 

 

 

BN