sábado , 20 abril 2019
Home / Destaque / Viabahia aumenta pedágio sem cumprir contrato

Viabahia aumenta pedágio sem cumprir contrato

A Viabahia está entre as concessionárias de rodovias federais que aumentaram as tarifas de pedágio sem ao menos cumprir o contrato. De acordo com o jornal Estadão, muitas estão com obras atrasadas, como a duplicação das estradas. A acusação é do Tribunal de Contas da União (TCU), que fez um levantamento detalhado das obras realizadas pelas concessionárias e confrontou as informações com os reajustes autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Viabahia administra as BRs 324 e 116.

De acordo com a publicação, a Viabahia ainda não cumpriu 100% da execução das obras. Contudo, das concessionárias avaliadas, apenas a baiana não aumentou a tarifa acima da inflação. “Os contratos permitem esses aumentos abusivos e a situação fica ainda mais difícil porque a ANTT não tem condições de fiscalizar tudo”, diz Carlos Campos, coordenador de infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)”.

Segundo o TCU, há casos em que o aumento do pedágio supera a inflação em mais de 70%. Ao mesmo tempo, essas concessionárias deixaram de executar entre 70% e 100% das obras previstas entre 2009 e 2014.

Conforme o Estadão, a Viabahia aumentou a tarifa em 160,8% desde o início da concessão até o fim de 2017. A inflação neste período foi de 189,2%.  A concessão da Viabahia foi realizada no governo Lula, quando houve maior número de permissões de rodovias.

 

 

 

 

Bocão News

Veja Também

Papa Francisco lava pé de brasileiro em cerimônia tradicional

Share this on WhatsApp ROMA- O papa Francisco lavou e beijos os pés de 12 presos nesta quinta-feira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *