Durante as celebrações do 2 de Julho, em Candeias, o vereador Cássio Vinícius destacou a importância de reconstruir a narrativa histórica da Independência do Brasil a partir da perspectiva baiana e nordestina. Para o parlamentar, o protagonismo do povo da Bahia precisa ser reconhecido como elemento central do processo que consolidou a separação do Brasil de Portugal.
“A verdadeira independência do Brasil não se deu em 7 de setembro, às margens do Ipiranga, mas sim com o sangue derramado do povo baiano em 2 de julho de 1823. É essa história que precisa ser recontada. Precisamos olhar para a nossa trajetória com orgulho, dar voz ao povo nordestino que lutou e resistiu”, afirmou Cássio.
O vereador ressaltou ainda que momentos como a passagem do fogo simbólico por Candeias são essenciais para resgatar a memória coletiva e valorizar as lutas populares que marcaram a construção da nação. “Candeias, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Salvador e tantos outros municípios foram palco de batalhas que a história oficial, muitas vezes escrita do Sul para o Norte, insiste em silenciar”, acrescentou.
Cássio Vinícius concluiu defendendo a valorização da cultura local nas escolas e políticas públicas que fortaleçam a identidade baiana. “Precisamos educar nossas crianças e jovens com base na nossa verdade histórica. A independência começou e foi vencida aqui, pelo povo baiano. Isso precisa ser reconhecido por todo o Brasil.”
More Stories
”Uma decisão errada”, diz prefeito sobre apoio dado para ACM Neto em 2022
Candeias se prepara para o XIII Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras
Deputada Ivoneide Caetano destaca ações do Governo do Estado e parceria com Jerônimo e Lula em Camaçari