A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Estadual de Feira de Santana, sob a gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), lançou a campanha Junho Vermelho com um evento nesta sexta-feira (14) para destacar a urgência das doações de sangue. A ação visa conscientizar a população sobre a importância desse gesto altruísta, especialmente devido ao aumento de casos de dengue e o incremento de acidentes de trânsito durante o período junino.
Feira de Santana, o maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste, enfrenta um desafio duplo neste mês de junho. Com a chegada das festas juninas, o fluxo de veículos nas estradas da região aumenta significativamente, elevando o risco de acidentes e, consequentemente, a demanda por sangue. Ao mesmo tempo, a cidade enfrenta um surto de dengue, que sobrecarrega o sistema de saúde e intensifica a necessidade de transfusões sanguíneas.
O biomédico Wallace Ribeiro, da UPA Estadual, enfatiza a importância dessa ação. “A doação de sangue é importante durante todo o ano, a UPA além de ser uma beneficiária dessa ação, também tem a obrigação, o dever de estar proporcionando esse momento de conscientização para a doação. A gente está vivendo um momento que é o da Dengue, que sobrecarrega um pouco mais o sistema e a proximidade dos festejos juninos. Essas situações aumentam a demanda por sangue, que literalmente salva vidas”, afirma Wallace.
Durante o evento, a equipe da UPA montou uma sala de espera informativa na recepção, onde foram discutidos os critérios para doação de sangue e esclarecidas dúvidas da comunidade. Foram distribuídos folders informativos, o que criou um ambiente temático que atraiu a atenção dos presentes para que se mobilizem e contribuam com a doação de sangue, um gesto simples que pode salvar inúmeras vidas.
ACORDA CIDADE
More Stories
Governo do Estado reforça atendimento à saúde em Retirolândia
Orgulho de ser avós de uma Joia, Um Dia dos Avós para guardar no coração!
Filho de Candeias, Sr. SinéZio, reencontra os netos Alice Bianca e João após 22 anos no Domingão do Huck