O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Um em cada três alunos que concluíram o ensino superior está fora do mercado, diz pesquisa

Um em cada três alunos que concluíram o ensino superior está fora do mercado atualmente, de acordo com estudo feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (18), traça o perfil dos alunos que já concluiram o ensino superior e suas expectativas sobre o mercado profissional.

A pesquisa considera a realidade tanto da rede privada quanto da rede pública. Ao avaliar a situação, a pesquisa detectou que considerando todos os pesquisados, o maior percentual (47%) é formado pelo grupo que está empregado e atua na área para qual se formou. Outro grupo formado por 18,7% dos pesquisados está empregado, mas atua fora da sua área.

“Entre os que trabalham em uma área diferente da área de formação, o percentual é maior para os que se formaram em IES privadas, cerca de 21,5%, enquanto que na pública, 12,7%. Os principais motivos apontados pelos respondentes para não trabalhar na área relacionada ao curso de formação foram falta de oportunidade e de interesse”, aponta a pesquisa.

Dentre os egressos que responderam estar trabalhando no momento, cerca de 57,7% está empregado com carteira assinada.

Disparidade de gênero

A pesquisa mostrou a situação das ocupações segundo o gênero dos egressos. “Importante destacar que há maior concentração de homens em cargos de liderança e técnicos e as mulheres estão mais presentes, proporcionalmente, em cargos de assistente, agente, assessor, auxiliar ou operacional”, afirma o relatório.

Metodologia

A participação foi gratuita e opcional. Os resultados foram coletados durante o primeiro semestre de 2017, por meio de envio de formulário eletrônico. Participaram alunos e ex-alunos de 453 instituições privadas e públicas, e em 145 cursos diferentes.

No total foram 1.445 respostas, das quais 1.089 de participantes que já concluíram o ensino superior, sendo que a maior parte deles se formou recentemente (em 2015 e 2016), somando 69,9% do total.

Perfil dos formados

Segundo o estudo, o perfil da maioria dos participantes pertence ao sexo feminino (65,5% de mulheres formadas em IES privadas e 56,6% nas públicas) e está concentrada na faixa etária de 25 a 29 anos (46%).

Dentre os alunos provenientes de IES privadas, 76,7% moram nas regiões Sul ou Sudeste e das IES públicas, apesar da maioria morar no Sudeste (45,3%), há uma quantidade significativa no Nordeste (21,1%). Em sua maioria (68,4%) dos egressos residem nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

Já as áreas com maior número de egressos no ensino superior privado são Ciências Sociais, Negócios e Direito (43,4%) e Saúde e Bem-estar Social (19,4%) e no público além de Ciências Sociais, Negócios e Direito (23,2%), outra área de destaque foi Ciências, Matemática e Computação, com 21,9%.

“A educação superior possui influência direta no desenvolvimento profissional de cada aluno”, diz o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

G1

Fonte: Semesp