A Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Camaçari, realizou nesta terça-feira (13/12), uma reunião com representantes das secretarias de educação das cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), para apresentar o Bônus Regional. O benefício corresponde ao acréscimo de 20% na nota final do candidato no processo seletivo via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023.1, que tem o período de inscrição entre 28 de fevereiro e 3 de março, com resultado em 7 de março.
De acordo com os critérios, a bonificação regional irá beneficiar os estudantes que tenham cursado, pelo menos, um ano do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas localizadas nos municípios que compõem a RMS, exceto a capital do estado, e é válida apenas para os cursos do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), sediados em Camaçari, o de Bacharelado Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação e o de Engenharia de Produção, novo curso que será implantando no primeiro semestre do próximo ano.
Segundo a diretora da UFBA, campus Camaçari, Maiana Matos, com a ação afirmativa, o polo poderá receber estudantes das cidades da RMS, que, muitas vezes, precisam ir para Salvador, para ter acesso ao Ensino Superior, e com o bônus regional, poderá se candidatar para a unidade da UFBA em Camaçari. “Um dos objetivos dessa reunião é pedir a parceria das cidades da Região Metropolitana, no que diz respeito à divulgação dos cursos, e também na viabilização da mobilidade para tornar o bônus efetivo”, salientou.
Atualmente, menos de 50% dos estudantes do instituto são oriundos de Camaçari e de outros municípios da Região Metropolitana de Salvador, excetuando-se a capital. Também estiveram presentes, representantes do Governo do Estado e das cidades de Dias d’Ávila, Simões Filho, Pojuca e Lauro de Freitas.
Não se sabe o motivo em que as cidades de Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé não participaram da reunião.
More Stories
BAHIA ACUMULA MAIS DE 59 MIL POSTOS DE TRABALHO CRIADOS SÓ EM 2025
“Transformamos sonhos em realidade”, diz Caetano sobre primeiro BYD produzido em Camaçari
Primeira fábrica da BYD no Brasil é inaugurada