A Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Camaçari, realizou nesta terça-feira (13/12), uma reunião com representantes das secretarias de educação das cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), para apresentar o Bônus Regional. O benefício corresponde ao acréscimo de 20% na nota final do candidato no processo seletivo via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023.1, que tem o período de inscrição entre 28 de fevereiro e 3 de março, com resultado em 7 de março.
De acordo com os critérios, a bonificação regional irá beneficiar os estudantes que tenham cursado, pelo menos, um ano do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas localizadas nos municípios que compõem a RMS, exceto a capital do estado, e é válida apenas para os cursos do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), sediados em Camaçari, o de Bacharelado Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação e o de Engenharia de Produção, novo curso que será implantando no primeiro semestre do próximo ano.
Segundo a diretora da UFBA, campus Camaçari, Maiana Matos, com a ação afirmativa, o polo poderá receber estudantes das cidades da RMS, que, muitas vezes, precisam ir para Salvador, para ter acesso ao Ensino Superior, e com o bônus regional, poderá se candidatar para a unidade da UFBA em Camaçari. “Um dos objetivos dessa reunião é pedir a parceria das cidades da Região Metropolitana, no que diz respeito à divulgação dos cursos, e também na viabilização da mobilidade para tornar o bônus efetivo”, salientou.
Atualmente, menos de 50% dos estudantes do instituto são oriundos de Camaçari e de outros municípios da Região Metropolitana de Salvador, excetuando-se a capital. Também estiveram presentes, representantes do Governo do Estado e das cidades de Dias d’Ávila, Simões Filho, Pojuca e Lauro de Freitas.
Não se sabe o motivo em que as cidades de Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé não participaram da reunião.
More Stories
Operação prende empresário suspeito de encomendar incêndios na BA; prejuízo foi de R$ 15 milhões
Operação termina com 35 suspeitos de integrar facções criminosas presos na Bahia
Esposa de Lucas Paquetá tira joias com receio de ser assaltada no Pelourinho: ‘medo de alguém vir e arrancar minha orelha’