O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Treine a sua mente: A Psicóloga Candeense Jamile Ferreira, ensina como desenvolver a autoconfiança

Quem nunca se sentiu inseguro (a) na vida, que atire a primeira pedra!

As orientações de hoje são especialmente para você que tem se sentido inseguro (a) com relação a algum novo desafio, mudança ou problema que esteja enfrentando.

Eu não sei o que está acontecendo na sua vida, talvez você tenha recebido uma nova proposta de emprego, ou precisa tomar uma decisão importantíssima ou até mesmo, ter uma conversa muito séria com alguém e está com medo de como essa pessoa vai reagir, independente do que seja, saiba que o que vamos fazer hoje, é conversar a respeito de algumas atitudes que podem ser tomadas para afastar a sua insegurança e potencializar a sua autoconfiança.

Antes de mais nada, é interessante que você saiba que nossa autoestima é um fator importante para a redução da autoconfiança, pessoas que têm baixa autoestima tendem a ser menos autoconfiantes, mas, esse é um assunto que vamos conversar em um outro momento. Um outro ponto importante é o seguinte, quando nos sentimos emocionalmente inseguros, certamente existe algum tipo de “ameaça” gerada pela situação problema, e esse fator contribui fortemente para que desenvolvamos muitos pensamentos ansiosos e de incapacidade, preocupações improdutivas e medo, isso significa que, teremos muita dificuldade de acessar as nossas potencialidades, e diminuir a nossa ansiedade, porque a nossa forma de pensar está alimentando nossas emoções/sentimentos e comportamentos, mas, como já foi explicado anteriormente no “Treine a sua mente”, nós podemos escolher a forma como queremos pensar e nos sentir, e aqui vai mais uma afirmação importantíssima, pensamentos não são fatos, pensamentos são apenas pensamentos, portanto, pensar que você é incapaz de desenvolver determinada atividade, ou fazer determinada coisa por exemplo, não significa que de fato você é incapaz, é apenas um pensamento, nada além disso.

Sendo assim, já que pensamentos não são fatos, e que você tem o poder de decidir quais são os pensamentos que permanecem em sua mente, sugiro que experimente utilizar tudo isso a seu favor e para o desenvolvimento da sua autoconfiança.

A primeira coisa a ser feita é identificar, o conteúdo que está gerando e mantendo o seu medo, e consequentemente a sua insegurança, para mudar a sua forma de pensar:

Com papel e caneta em mãos, reflita e responda as seguintes perguntas:

1-            Qual é a situação problema que está fazendo eu me sentir, com medo e inseguro (a)?

Ex: Tenho uma prova para fazer semana que vem.

2-            Quais são os meus pensamentos, crenças, ou medos relacionados a esse evento?

Ex: Não vou me sair bem na prova. Não estou preparada para fazer essa avaliação, tem assuntos que eu ainda não sei.

3-            Como esse pensamento me ajuda a me sentir mais confiante e a resolver o problema?

4-            Como eu poderia provar que o meu pensamento está errado?

5-            O que uma pessoa que eu admiro muito, faria em uma situação como essa?

6-            Que ações ou medidas eu posso tomar, que de fato vão me ajudar a resolver o meu problema?

7-            Já fiz coisas parecidas antes e que eu consegui me sair bem?

8-            Escreva em detalhes três desfechos positivos. Escreva histórias detalhadas sobre como eles poderiam acontecer?

Uma outra forma de aumentar a sua autoconfiança é desenvolvendo diariamente o autoconhecimento. Conheça seus valores, suas qualidades, seus aspectos à serem melhorados, as coisas que você gosta e as que não gosta tanto assim, descubra suas habilidades e as que precisa desenvolver, assim, você terá mais clareza das suas competências e dos aspectos que precisam ser melhorados para obter ainda mais autoconfiança. Aqui vale uma ressalva bastante considerável, é muito comum que pessoas inseguras tenham muitas dificuldades de perceberem suas qualidades, por isso, um toque de realismo (diferentemente de pessimismo e negativismo), é fundamental nesse momento. Lembre-se de tudo o que você já conquistou até hoje em sua vida, das vitórias e realizações, mesmo que lhe pareçam pequenas e insignificantes, quanto mais importância você der a elas, maiores elas se tornarão, além do mais, vamos combinar que elas só aconteceram principalmente graças a você, as suas qualidades e esforço.

Todo ser humano é CAPAZ de realizar muitas coisas na vida, com você não seria diferente, portanto, comece a aprender a dar mérito a si mesmo e as seus triunfos, isso vai favorecer e muito o processo. Se você não se valorizar o suficiente, será difícil aumentar a sua segurança.

Tente até consegui, treine a sua mente para desenvolver mais autoconfiança e entre em ação para concretizar cada passo que te levará a essa grande conquista. Embora todas essas informações estejam embasadas em estudos científicos, nenhuma delas substituem o acompanhamento psicoterapêutico. Você pode usar essas técnicas por conta própria, entretanto, elas serão ainda mais efetivas, quando usadas em terapia com um experiente profissional de saúde mental, pois, trabalhar com a autoconfiança não é somente uma questão de saber o que fazer, mas também de aprender a aplicar este conhecimento a suas vivências coti¬dianas de insegurança.

“Se você acha que pode, ou que não pode fazer alguma coisa, você tem sempre razão. ”

Henry Ford

Jamile Ferreira

Psicóloga CRP 03/13678

Life Coach

Practitioner em PNL em formação

Palestrante

(71) 993450676

@jamileferreirapsi