O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Trabalhadores chineses são resgatados de situação análoga à escravidão em obra de construção de montadora de carros na Bahia

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) fez fiscalização na fábrica de Camaçari e resgatou 163 trabalhadores chineses. g1 procurou a BYD e aguarda retorno.

Cerca de 163 trabalhadores chineses foram resgatados de trabalho análogo à escravidão na obra de construção da fábrica da montadora Build Your Dreams (BYD), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (23) durante coletiva de imprensa realizada pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA).

O g1 entrou em contato com a BYD para pedir um posicionamento do caso, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

De acordo com as informações da equipe de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os trabalhadores foram encontrados em alojamentos de uma empresa terceirizada, prestadora de serviços para a indústria automobilística.

Os funcionários estavam distribuídos em quatro alojamentos principais. A fiscalização resultou em embargos e interdições, já que os espaços apresentavam situações degradantes para os trabalhadores. O MTE informou ter encontrado as seguintes irregularidades:

  • camas sem colchões ou com revestimentos inadequados;
  • falta de armários;
  • itens pessoais misturados com alimentos;
  • banheiros insuficientes e precários — em um caso, havia apenas um banheiro para 31 trabalhadores.