O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Theresa May deixa o cargo de primeira-ministra do Reino Unido no dia 07 de Junho

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira (24) que vai deixar o cargo em 7 de junho. A renúncia foi anunciada após a líder do Partido Conservador fracassar na condução do Brexit, processo de retirada do Reino Unido da União Europeia.

Primeira-Ministra britânica anuncia que deixa governo dia 7 de junho

Primeira-Ministra britânica anuncia que deixa governo dia 7 de junho

May, que vinha sofrendo uma forte pressão para deixar o cargo — inclusive dentro do seu próprio partido —, declarou ao discursar que fez o seu melhor ao tentar implementar o Brexit. Agora, os conservadores iniciarão um processo para escolher o novo líder do governo.

“Eu fiz tudo o que eu podia para convencer os parlamentares a apoiarem esse acordo [do Brexit]. Infelizmente, eu não fui capaz de fazer isso. Eu tentei três vezes. Então, hoje eu anuncio que estou deixando a liderança do Partido Conservador e o governo na sexta-feira 7 de junho. Então, um sucessor pode ser escolhido”, disse May.

A primeira-ministra britânica, que tem 62 anos e está há quase três anos no poder, afirmou que decidiu deixar o cargo após o terceiro fracasso em aprovar no Parlamento Britânico o acordo costurado por ela com a União Europeia sobre o Brexit.

“Sempre será motivo de profundo pesar para mim que eu não tenha sido capaz de entregar o Brexit”, afirmou a premiê, que ficou com a voz embargada e chegou a chorar no fim do seu pronunciamento.

“Eu, em breve, vou deixar a função que foi a honra da minha vida: a segunda primeira-ministra mulher, mas certamente não a última. Eu fiz isso sem ser obrigada, mas com uma gratidão enorme e duradoura em ter tido a oportunidade de servir o país que eu amo.”

Agora, o favorito para ocupar o cargo que será deixado por May é o ex-ministro de Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, que liderou a campanha em defesa do Brexit. Johnson já assumiu ter a pretensão de assumir a liderança.

O processo de sucessão deve começar em 10 de junho, mas a oposição pede eleições gerais.

May tinha prometido deixar cargo

May já tinha prometido que deixaria o governo assim que seu acordo com a UE fosse aprovado. No início da semana, ela apresentou sua última proposta a ser submetida aos deputados britânicos. A premiê propunha que os parlamentares votasse, após a aprovação da íntegra do texto, se o documento final deveria ou não passar por um segundo referendo.

A proposta foi um fracasso e motivou, na última quarta-feira (22), a renúncia de outra figura importante no Partido Conservador, a líder do governo na Câmara dos Comuns, Andrea Leadson — contrária à ideia de um novo referendo.

Eleições Europeias

O anúncio da renúncia de May ocorre um dia após o início das eleições europeias. O Reino Unido não queria participar do pleito, em que surge como favorito o Partido do Brexit, de Nigel Farage.

Os resultados serão conhecidos somente no domingo (26), quando termina a votação em todos os 28 países do bloco.

Theresa May durante pronunciamento nesta sexta-feira (24) — Foto: Toby Melville/Reuters

Theresa May durante pronunciamento nesta sexta-feira (24) — Foto: Toby Melville/Reuters

O Reino Unido determinou sua saída da União Europeia para o dia 31 de outubro, após solicitar um adiamento da data que inicialmente estava estabelecida para 29 de março deste ano.

G1