A epidemia do coronavírus deixou o mundo em alerta. Até o momento, já são mais de 31 mil pessoas infectadas com a doença. Agora imagine ter o diagnóstico em apenas três horas e iniciar o tratamento o quanto antes? Este é o tempo estimado por um equipamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para diagnóstico do coronavírus.
A novidade atende pelo nome de Real Timer e utiliza o processo chamado RT-PCR, o mesmo que serviu para identificar o zika vírus, há cinco anos. De acordo com a Ufba, o equipamento faz uma reação capaz de identificar o material genético do vírus e o diagnóstico sai em, no máximo, três horas.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o processo até chegar ao diagnóstico precisa ser confirmado fora do estado. As análises começam no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, mas precisam ser finalizadas no Rio de Janeiro.
A Tarde
More Stories
Maria del Carmen quer homenagear Walter Salles com a Comenda 2 de Julho
Coletivo lança cartilha na Bahia de enfrentamento à violência contra mulheres voltada para evangélicas
Retomada da indústria do petróleo na Bahia acontece em Alagoinhas