A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quinta-feira (27/7) que acatará o nome que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar para o comando do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O governo deve nomear, nos próximos dias, o economista Marcio Pochmann para chefiar o órgão, subordinado à pasta do Planejamento.
O anúncio do futuro comandante do instituto de pesquisa foi feito ontem pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. Segundo a ministra, a troca no comando do órgão já vinha sendo discutida há 15 dias, no entanto, o nome de Pochmann ainda não havia sido mencionado em sua última reunião com o presidente Lula.
“O ministro Pimenta, não sabendo que na reunião que tivemos com o presidente não havíamos citado o nome, anunciou preliminarmente e já está colocado. O nome será oficializado no momento certo, depois da conversa que teremos na semana que vem com o presidente Lula. Acataremos qualquer nome que venha”, disse hoje a jornalistas, na chegada a uma reunião na sede da Fazenda.
Tebet afirmou que marcará um encontro para conhecer o indicado assim que possível e assegurou que a discussão será técnica: “Agora que eu sei o nome dele [Pochmann], terei o maior prazer de atender o pedido do presidente Lula”, disse. “Ele será tratado como técnico e será muito bem-vindo na nossa equipe”, acrescentou.
A indicação foi considerada uma bola nas costas da ministra, visto que a escolha do nome para chefiar o órgão caiu na cota pessoal do presidente, que mantém relação de proximidade com o economista. O economista foi presidente do Instituto de Pesquisas Especiais Aplicadas (Ipea), entre 2007 e 2012, e da Fundação Perseu Abramo, entre 2012 e 2020. Recentemente, presidiu o Instituto Lula. A data da posse ainda não foi definida. Até lá, o diretor de pesquisa Cimar Azeredo ficará à frente do órgão.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história