O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

TCA retoma uso da Sala do Coro em apresentações transmitidas pela internet

A Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), para além de todo o histórico de mais de 40 anos como espaço essencial para a difusão das artes da Bahia, é reconhecida pela versatilidade. E é neste ambiente multifacetado, acolhedor da experimentação, da produção independente e de públicos tão diversos e interessados, que o Complexo do TCA dá o primeiro passo na retomada do uso de seus palcos.
No projeto ‘Voltando aos Palcos’, Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto farão shows exclusivos e os dois corpos artísticos do TCA – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) – apresentarão performances inéditas especialmente criadas para esta série, que terá transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA. A estreia será no dia 25 de setembro e seguirá semanalmente, todas as sextas-feiras, sempre às 20h, até o mês de dezembro.
Quem dará a largada da programação é o músico, intérprete e compositor Lazzo Matumbi, “a voz da Bahia”, personalidade fundamental do cenário da música afro-baiana. Com quase 40 anos de carreira, dispensa apresentações para o público diante de sua voz marcante e interpretações de groove inconfundível, com uma musicalidade que mistura ritmos como reggae, samba, jazz e soul. No show ‘Encontro”’ montado para esta ocasião, ele expressa a saudade dos palcos e convida o público para estar “perto”, acompanhado do multi-instrumentista Felipe Guedes.
BTCA e Osba
Já no dia 2 de outubro, o BTCA e a Osba expandem o sucesso de ‘Um Concerto para o Guarda-Roupa‘, em que o maior equipamento de cultura do estado da Bahia realizou um vídeo, com já cerca de 30 mil visualizações, para homenagear artistas, profissionais e públicos das artes, como um abraço de acolhimento e reverência para todos que escreveram e escrevem a história do TCA e da cultura da Bahia.
Deste ato poético, feito para uma plateia formada por figurinos do Guarda-Roupa do Centro Técnico do TCA e que registra os sentimentos compartilhados nas atuais circunstâncias sociais, os mesmos bailarinos e músicos que estiveram em cena desdobram este abraçar: como dar uma mão sem poder dar as mãos?
BTCA e Osba seguirão apresentando novas criações quinzenalmente, num total de seis espetáculos, alternando as sextas-feiras com os shows dos artistas convidados, em pequenas formações de bailarinos e músicos, para exibir a colaboração mútua entre os dois corpos artísticos oficiais da Bahia.
Como inspiração artística, estarão questões humanas que se acentuam no momento atual: a proposta é que cada montagem nos faça refletir sobre os desafios de hoje, mas sem limitação a este tempo, como crônicas não datadas, que tratarão também sobre amor, isolamento, infância, maternidade e trabalho.
 
Medidas de segurança
O ‘Voltando aos Palcos’ se configura, assim, como uma etapa de transição nas práticas de distanciamento, sem a participação presencial do público, mas já reaquecendo os palcos do TCA. Para sua execução, serão seguidos rígidos protocolos de segurança e saúde que evitam as transmissões da Covid-19, conforme estabelecidos pelos órgãos competentes.
A curadoria dos shows, além de prezar pela qualidade artística e pelo fomento à cena musical baiana, observou formatos com número reduzido de participantes. Como resultado, o TCA oferece ao público acesso gratuito e virtual a uma programação qualificada, diversificada e com toda técnica de ponta típica das produções do Complexo.
Fonte: Ascom/TCA