O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

STF condena a 17 anos de prisão terceiro réu por atos golpistas

Sessão extraordinária do STF Crédito para a foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (14) Matheus Lima de Carvalho Lázaro, terceiro réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro, a 17 anos de prisão.

Também ficou definido que o condenado deverá pagar solidariamente com outros investigados o valor de R$ 30 milhões de ressarcimento pela participação na depredação das sedes dos Três Poderes.

Matheus é morador de Apucarana (PR) e foi preso na Esplanada dos Ministérios no dia dos ataques portando um canivete após deixar o Congresso Nacional. Segundo as investigações, em mensagens enviadas a parentes durante os atos, ele defendeu a intervenção militar para tomada do poder pelo Exército.

Com base no voto do relator, Alexandre de Moraes, a maioria dos ministros confirmou que o réu cometeu os crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Defesa

Durante o julgamento, a advogada Larissa Lopes de Araújo, representante do réu, chorou ao fazer a sua sustentação e acusou o Supremo de não respeitar a Constituição.

A advogada disse que Matheus não participou da depredação e afirmou que as imagens de câmeras de segurança mostram o acusado em pontos distantes da Esplanada em menos de cinco minutos de filmagem.

“Em que momento Matheus entrou nos três prédios e quebrou tudo? Fala para mim! Em cinco minutos? Só se ele fosse um super-homem”, declarou.

Mais cedo, o STF condenou mais dois réus pelos cinco crimes. Aécio Pereira, preso no plenário no Senado, foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado. Thiago Mathar, preso dentro do Palácio do Planalto, recebeu pena de 14 anos.

Edição: Juliana Andrade

DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Relacionadas

Justiça

Moraes diz que desinformação na internet põe em risco a democracia
Justiça

STF condena a 14 anos de prisão segundo réu pelo 8/1
Justiça

STF condena primeiro réu do 8 de janeiro a 17 anos de prisão
Últimas notícias
14.09.23 - Jogos da Juventude 2023 - Influências familiares e olímpicas embalam promessas do tiro com arco.  Foto: Beto Noval/COB
Esportes 

Influências familiares e olímpicas embalam promessas do tiro com arco

Modalidade é uma das novidades desta edição dos Jogos da Juventude. Apesar de pouco conhecido no país, esporte tem brasileiro Marcus D’Almeida como número um do mundo.

Vacinação de gestantes contra doença coronavírus (COVID-19) em São Paulo
Saúde 

PNI oferece vacinação segura para gestantes e bebês

Quando a mãe está imunizada, ela transmite os anticorpos ao bebê durante a gestação, protegendo-o até que chegue o momento de ele ser vacinado.

Geral 

Jovens são vítimas de chacina na Baixada Fluminense

Pai de uma das vítimas, Júlio César Gonçalves da Silva disse que o filho e o primo foram capturados pela facção Terceiro Comando Puro, que lidera o tráfico na região.

Geral 

Frente fria provoca chuva e ventos fortes no Rio de Janeiro

Autoridades recomendam à população evitar praias e mirantes nesta sexta-feira (15).

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e os chefes de missões diplomáticas à Amazônia Oriental, fazem sobrevoo sobre a Floresta Nacional de Carajás e visita à mineradora Vale.
Geral 

Amazônia é um dos focos da ONU para a Agenda 2030

A iniciativa traz à luz a necessidade de investimentos e políticas voltadas para a preservação da floresta. Avaliação é que, nos últimos anos, houve retrocesso no cumprimento de metas de sustentabilidade.

Justiça 

TSE marca julgamento de recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

Ex-presidente tornou-se inelegível por 8 anos por causa de reunião com embaixadores em que atacou sistema de votação do país. TSE considerou que Bolsonaro cometeu abuso de poder político.

Seminário “Combate à Desinformação e Defesa da Democracia
Geral 

Universidades são armas contra desinformação, dizem especialistas

“A universidade é um espaço do combate à desinformação, pois ela produz conhecimento, saber, ciência, produz o que a gente traz de melhor”, destaca o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo de Morais.

Brasília (DF), 14.09.2023 - Presidente Lula sanciona Projeto de Lei que dispõe sobre a concessão de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Direitos Humanos 

Mulheres vítimas de violência terão direito a auxílio-aluguel

Benefício será pago às vítimas em situação de vulnerabilidade social por seis meses. Estima-se que mais de 18 milhões de mulheres sofreram agressão no país em 2022.

Justiça 

Rosa Weber defende atuação do STF durante julgamento de réus do 8/1

Durante a análise do Supremo, advogados de defesa proferiram ofensas e desacreditaram os ministros. A OAB enviou um ofício para manifestar apoio ao tribunal.
Geral 

DPU cobra melhoria em estrada de RO usada por força humanitária

Consultora da ONU morreu na última terça-feira (12) em acidente em trecho da BR-174. Segundo Defensoria Pública, rodovia está deteriorada e é risco para imigrantes e equipes de assistência humanitária.