O vereador Sílvio Humberto requereu à Prefeitura de Salvador a implantação de quatro árvores Baobás na Praça da Piedade, em Salvador, cada uma em homenagem aos heróis da Revolta de Búzios, Lucas Dantas, Manuel Faustino, João de Deus e Luiz Gonzaga.
“Essa é uma iniciativa que visa reforçar aos soteropolitanos a importância da nossa matriz africana, da memória da nossa ancestralidade e da continuidade da luta pelos ideais libertários, pela igualdade e justiça social, e pelos direitos, sobretudo, da população negra dessa cidade”, justificou.
O requerimento apresentado pelo edil se soma à sugestão do pesquisador e mestre sobre o assunto, Fernando Batista, em evento de hasteamento da Bandeira da Revolta de Búzios, no dia 12 de agosto deste ano, na praça em que se encontram os bustos dos mártires do levante negro.
O Baobá é uma árvore nativa do continente africano, símbolo fundamental e sagrado das religiões tradicionais africanas. Em Salvador o baobá é cultivado em localidades como, Dique do Tororó, campus da Ufba em Ondina, em terreiros como, Casa Branca, na Vasco da Gama, dentre outros. Também é cultivado em diversas cidades brasileiras, como Recife, Natal, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, dentre outras.
More Stories
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Jogando na Fonte: Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias
Seleção Brasileira jamais perdeu atuando em Salvador