O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Setorial Inter-religioso do PT institui Núcleo Nacional de Povos de Religiões de Matrizes Africanas

O encontro de lideranças petistas adeptos das religiões de matrizes africanas teve como objetivo instituir o Núcleo Nacional de Povos de Religiões de Matrizes Africanas.

A atividade, convocada por Pai Tiago Soares e pela Mãe Solange, contou com a participação expressiva do coordenador nacional do Setorial Inter-religioso do PT, Gutierres Barbosa, além de integrantes do coletivo nacional.

Na oportunidade, Gutierres destacou a relevância da organização dos povos de terreiro no âmbito do Setorial e reafirmou seu compromisso: 
“É fundamental que os povos de religiões de matrizes africanas estejam organizados dentro do Setorial Inter-religioso do PT. Nossa luta é pelo fortalecimento do Estado laico, pela garantia da liberdade religiosa e pelomento ao racismo religioso, que ainda marca a vida cotidiana de tantas comunidades. Coloco-me à disposição para construir esse processo de forma coletiva e plural.”

A reunião contou com a presença de representantes de sete estados da federação (Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Como encaminhamento, foi criado um grupo de WhatsApp e definido a realização de um próximo encontro, direcionado à construção dos objetivos do Núcleo.

Para o Pai Tiago Soares, a noite marcou um momento histórico: 
“Foi uma noite muito especial, reunir petistas que professam a fé dentro da pluralidade das matrizes africanas. Vivemos em um país onde o racismo religioso é um fato concreto. Somos parte do maior instrumento institucional democrático do progressista, e por isso precisamos pensar no campo políticas públicas e ações capazes de enfrentar as desigualdades e garantir o direito à fé e à prática religiosa