O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Sente o olho tremer? Pode ser um pedido do corpo para mudar hábitos

 

No mundo agitado de hoje, marcado por estímulos incessantes, o estresse emergiu como um dos males mais frequentes, que encontra um cúmplice inesperado em pequenas partes como o inoportuno e preocupante tremor do olho ou da pálpebra.

Sentir um tremor nas pálpebras é uma sensação mais comum do que se imagina e, às vezes, levanta o medo de que esteja ligado a um problema de saúde. Essa “batida ou tremor” caracteriza-se por aparecer repentinamente, a qualquer momento e gerar grande desconforto. Às vezes, essa contração da pálpebra pode ser um incômodo temporário, mas em outros casos pode ser um sintoma mais profundo e revelador da intensidade com que se vive a vida no dia a dia.

— O corpo às vezes funciona como um carro, quando o motor esquenta acende uma luz vermelha indicando que é preciso parar: acontece a mesma coisa com o organismo. Se isso acontecer com você, significa que você tem que desacelerar — afirma Rogelio Ribes Escudero, chefe do transplante de córnea do Hospital Alemão da Argentina.

significado
Escudero explica que quando a pálpebra “bate ou treme” ocorre o que se chama na medicina de mioquimias palpebrais O cansaço e o estresse são as causas mais comuns, segundo os dois profissionais. Justamente por isso aconselham os pacientes a diminuir a intensidade do dia a dia. A prevenção está mais relacionada com a melhoria da qualidade de vida do que com tratamentos ou mudanças drásticas na atividade física ou na dieta alimentar.
— Isso também ocorre pela ansiedade ou pelo consumo de substâncias estimulantes como cafeína, chá, mate ou similares, que são tão fortes que costumam desencadear mioquimias — diz Escudero.
Uma vez detectado o tremor ocular e consultado um especialista, o clínico provavelmente encaminhará o paciente a um oftalmologista para realizar exames e descartar qualquer outro tipo de diagnóstico que deva ser tratado imediatamente.