Por conta do último Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia deve perder 62 vagas nas Câmaras municipais nas eleições de 2024. Por outro lado, 36 novas cadeiras de vereador podem ser criadas. Isso porque o artigo 29 da Constituição brasileira estabelece que a quantidade de cadeiras nas Câmaras é determinada pelo tamanho da população.
No total, 30 municípios devem perder vagas, enquanto 17 podem ganhar. Uma das cidades que deve ter prejuízo é Candeias, na região metropolitana de Salvador.
Para o presidente da Câmara Municipal, Valdir Cruz (Republicanos), a medida prejudica a cidade. “Se houver a redução, a Câmara irá judicializar por não concordar”, disse.
Já a presidente da União dos Vereadores da Bahia, Edylene Ferreira, disse que a situação é preocupante. “Peço a meus vereadores e vereadoras que entrem em contato com a UVB Bahia que iremos realmente, juntos com a nossa equipe técnica e jurídica, esclarecer e sanar todas as suas dúvidas”, pontuou.
A perda de cadeiras por conta da queda populacional é automática, sem necessidade de adequações nas legislações municipais. Já o acréscimo de vagas precisa ser feito mediante alteração nas leis orgânicas
More Stories
Comitiva de Candeias visita Recife para conhecer políticas públicas de referência no Nordeste
Jerônimo lança crédito para mototaxistas e anuncia isenção de IPVA
Fã vai parar na emergência ao saber que Joelma se apresentará em Candeias